São Paulo, quarta-feira, 20 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto inclui mostra, livro e documentário

DA REPORTAGEM LOCAL

Antes de ver o espetáculo "Mãe Gentil", de Ivaldo Bertazzo, o público percorrerá a mostra de arte popular brasileira "Mestres-Artesãos", resultado de oficinas realizadas no mês passado, no Sesc Belenzinho, em São Paulo.
As oficinas envolveram 45 artesãos vindos da região Nordeste e do norte de Minas Gerais, comandados por quatro mestres-artesãos: Renato Imbroisi (tecelagem, São Paulo), Megumi Yuasa (cerâmica, São Paulo), Hugo Scigliano (ferramentaria e marcenaria, São Paulo) e Levy Cardoso (pigmentos naturais, Pará).
Uma das oficinas foi dedicada à palmeira buriti, a "árvore da vida", segundo os povos indígenas, da qual a produção artesanal aproveita todas as partes: caule, miolos, palmas, frutos, brotos. A buriti trouxe subsídios para outras atividades com madeira, cerâmica e trançados.

Documentário
Além da exposição, o projeto "Mãe Gentil" encerra a produção de um videodocumentário sobre as oficinas dos "Mestres-Artesãos" e a edição de um livro de 120 páginas com tiragem de 12 mil exemplares a serem distribuídos gratuitamente a bibliotecas do país e instituições interessadas.
Um vídeo de 45 minutos documenta o intercâmbio livre de idéias e técnicas. Cerca de mil cópias também serão doadas a entidades educacionais e artísticas. (VS)


Exposição: Mestres-Artesãos Quando: abre hoje, às 20h; ter. a sex., das 13h às 20h; sáb. e dom., das 9h às 18h. Até 19/11 Onde: Sesc Belenzinho galpão de exposições (av. Álvaro Ramos, 991, tel. 0/xx/11/6096-8143) Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Musical: Ivaldo Bertazzo leva "Mãe Gentil" para a margem do caos
Próximo Texto: Emboladas com pensadores e adolescentes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.