UOL


São Paulo, sábado, 20 de setembro de 2003

Texto Anterior | Índice

O secretário-geral Kofi Annan tocou atabaque

Gil faz show nas Nações Unidas em homenagem a Vieira de Mello

CÍNTIA CARDOSO
DE NOVA YORK

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, fez ontem uma apresentação na Organização das Nações Unidas a convite do secretário-geral da organização, Kofi Annan.
O show de Gil teve como objetivo prestar tributo às vítimas do atentado contra o prédio das Nações Unidas, em Bagdá, ocorrido há um mês, no qual morreu o Alto Comissário para Direitos Humanos da ONU, o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello.
Familiares do diplomata compareceram ao evento. André Simões de Oliveira, sobrinho e afilhado de Vieira de Mello, disse que seu tio ficaria feliz de ser homenageado por Gil. "Essa cerimônia mostra o quanto meu tio e também os seus companheiros eram queridos", disse.
Antes do início do show, Annan agradeceu a presença do ministro, a quem chamou de "grande amigo" e "pregador da justiça social". "Já tivemos muito luto nessa casa. Agora é tempo de seguir adiante. Sérgio não gostaria de nos ver tristes", disse.
Com um percussionista e um guitarrista, o ministro se apresentou no salão da Assembléia Geral da ONU, o mesmo no qual as delegações dos 191 países-membros da instituição se reunirão na próxima semana para a 56ª sessão da Assembléia Geral.
Entre as músicas, Gil leu trechos de poemas e fez discursos em português, francês e inglês, pedindo a paz mundial. A apresentação foi gravada e, segundo a assessoria do ministério, pode dar origem a um CD. Ao fim da apresentação, Annan subiu ao palco e tocou atabaque em "Toda Menina Baiana", sendo aplaudido de pé.


Texto Anterior: SBT tem queda no faturamento
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.