São Paulo, Quarta-feira, 20 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FESTIVAL
Espetáculo de Rui Horta, coreógrafo português, abre ciclo
Começa no Rio de Janeiro 8º Panorama RioArte de Dança

ANA FRANCISCA PONZIO
especial para a Folha

O 8º Panorama RioArte de Dança começa hoje no Teatro Carlos Gomes do Rio de Janeiro com o espetáculo "Zeitraum -The Space of Time", de Rui Horta, coreógrafo português radicado na Alemanha.
Mas, de amanhã até dia 31, a programação dará destaque a criadores brasileiros, com enfoque na produção recente de coreógrafos cariocas. Entre os convidados estrangeiros, além de Rui Horta, há o francês Jérôme Bel, que antes de participar do Panorama RioArte, no dia 27, apresentará o espetáculo "Nom Donné par l'Auteur" em São Paulo, no Sesc Belenzinho, na próxima segunda-feira.
Inaugurado em 1992, o Panorama RioArte passou a integrar o calendário oficial de eventos da capital carioca a partir de 1997, por iniciativa de Helena Severo, Secretária Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, que vem fazendo da dança uma de suas prioridades.
Desde o início, o Panorama RioArte tem direção artística da coreógrafa Lia Rodrigues, que nos últimos anos vem dividindo a curadoria do evento com Roberto Pereira.
"O Panorama sempre esteve atento ao surgimento de novas tendências e propostas", diz Lia, que programou para o encerramento do evento deste ano o espetáculo "Noite Carioca", que reunirá trabalhos inéditos de Dani Lima, João Wlamir, Frederico Paredes e João Saldanha.
Entre os nomes que despontam, o Panorama apresenta Andréa Maciel, Paulo Mantuano, Michel Groisman, Esther Weitzman, Priscilla Teixeira e André Vidal. Criadores como esses integram hoje o movimento de dança contemporânea do Brasil, que floresceu no Rio nos últimos anos graças às perspectivas criadas pela política da Secretaria Municipal.
Antes uma vitrine experimental da dança carioca, o Panorama se expandiu, ganhando dimensão nacional e internacional. Para representar a produção de diferentes pontos do Brasil, a programação de 1999 inclui a Companhia de Balé de Rua de Uberlândia, além da estréia de "Coreografia para Ouvir", de Henrique Rodovalho, pelo grupo Quasar, de Goiânia.
De São Paulo, participam a companhia Três de Paus, a dupla Marcos Gallon e Lara Pinheiro, Marta Soares e Gícia Amorim.


Ciclo: 8º Panorama RioArte de Dança Quando: hoje até 31 de outubro (quarta a domingo às 19h) Onde: Teatro Carlos Gomes (r. Pedro I, nº 4, pça. Tiradentes, Rio de Janeiro, RJ; tel. 0/xx/21/2320-8701) Quanto: R$ 5 e R$ 10

Texto Anterior: Evento: Piñeda ganha homenagem póstuma
Próximo Texto: Fortaleza tem 2ª Bienal de Dança
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.