São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornalismo

Baltasar Garzón vai ao "Roda Viva"

DA REPORTAGEM LOCAL

A TV Cultura leva ao ar hoje, às 22h10, uma entrevista inédita com o juiz espanhol Baltasar Garzón, conhecido por ter determinado, em 1998, a prisão do ditador chileno Augusto Pinochet, acusado de ordenar execuções e torturas contra adversários políticos. Desde 1988, Baltasar Garzón é um dos seis juízes da Audiência Nacional da Espanha que investigam crimes internacionais, inclusive os ocorridos fora do território espanhol. Ele atua no combate ao narcotráfico, terrorismo, lavagem de dinheiro e delinqüência econômica organizada.
Na sua mais recente decisão, Garzón determinou, no final de agosto, abrir uma investigação sobre as vítimas da Guerra Civil Espanhola (1936-1939) e do franquismo (1939-1978) e solicitou informações de ministérios, Igreja Católica e governos municipais do país. Nunca havia sido aberto um processo de tais dimensões na democracia espanhola.
Garzón será entrevistado pela editora do caderno Mundo da Folha, Claudia Antunes; por Walter Maierovitch, presidente do Instituto Brasileiro Giovanni Falcone; por Carlos Marchi, repórter e analista de política do jornal "O Estado de S. Paulo"; e pela jornalista Jan Rocha, ex-correspondente da BBC e do jornal inglês "The Guardian", no Brasil.


RODA VIVA
Quando: hoje, às 22h10
Onde: TV Cultura
Classificação indicativa: não informada



Texto Anterior: Autores abrem acervo pessoal de fotos
Próximo Texto: Crítica: Burton foi injustiçado pelo Oscar em "Woolf"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.