São Paulo, sábado, 20 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Performance literária homenageia Roberto Bolaño

Mistura de teatro com palestra, programa inspirado no romance "2666" reúne escritores de língua espanhola na Balada Literária

MARCO RODRIGO ALMEIDA
DE SÃO PAULO

Frequentador de eventos literários, o escritor espanhol Marc Caellas revela uma opinião que muitos devem compartilhar em silêncio: tais encontros podem ser, vez por outra, muito chatos.
Por isso, quando há dois anos iniciou o projeto em homenagem ao escritor chileno Roberto Bolaño (1953-2003), tentou escapar do formato de uma palestra tradicional.
Criou o que define como "mesa-redonda de ficção".
Caellas convidou os amigos escritores Leo Campos, José Tomás Angola (ambos da Venezuela), Jorge Carrión (Espanha) e Margarita Posada (Colômbia) para interpretar a primeira parte do romance "2666", livro de Bolaño.
O resultado estreou na Colômbia em 2008, com o título "Los Críticos También Lloran". Chega hoje a São Paulo, às 20h30, integrando a programação da Balada Literária. Na segunda, segue para o Rio de Janeiro (Instituto Cervantes de Botafogo, às 19h).
Mais difícil do que trabalhar o denso texto de Bolaño foi convencer os escritores a toparem o projeto. Tirando Caellas, que já dirigiu seis peças, nenhum deles tinha experiência teatral.
"Mas expliquei a eles que queria algo mais improvisado, não uma peça de verdade. Dizia sempre: não atuem, sejam vocês mesmos."
O diretor procurou reforçar justamente as semelhanças entre o texto e seus "atores", já que os livros de Bolaño são povoados por personagens do mundo das letras.
No caso "2666", são quatro críticos literários.
De formato simples (os escritores ficam sentados enquanto falam o texto), a performance não encontrou dificuldades para viajar para eventos literários de outros países, como Espanha ou mesmo a Suécia, onde eles se apresentaram para uma comunidade de chilenos.
A resposta do público foi tão positiva que fundaram o grupo Companhia Estável de Mesas-Redondas Literárias.
O próximo projeto dos escritores abordará a explosão da literatura latino-americana nas décadas de 60 e 70, com textos de Julio Cortázar (1914-1984) e Jorge Luis Borges (1899-1986), entre outros.

LOS CRÍTICOS TAMBIÉN LLORAN

QUANDO hoje, às 20h30
ONDE teatro da Vila (r. Jericó, 256; tel.0/xx/11/3032-3448
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO livre


Texto Anterior: Raio-X: John Grisham
Próximo Texto: Darín discute direitos humanos em SP
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.