São Paulo, sábado, 20 de dezembro de 1997.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MAMA ÁFRICA
Dez africanos que fazem o mundo dançar

Youssou N'Dour - O cantor senegalês talvez seja o nome mais popular da música africana hoje. É considerado um dos inventores do pop africano. Com sua fama, virou embaixador da Unesco e, em 91, apresentou uma "ópera africana" em Paris.

Cheb Khaled - Um dos principais cantores de Raï, música pop do norte da África. Vive exilado, como outros cantores argelinos, e tem sua cabeça colocada a prêmio por fundamentalistas islâmicos. Sua "Didi" é um dos clássicos do gênero.

Cesaria Evora - Cabo-verdiana que canta ritmos como coladeiras e mornas. Faz grande sucesso em Portugal e na França. Já esteve três vezes no Brasil.

Master Musicians of Jajouka - Músicos tradicionais das montanhas do Rif, no Marrocos. "Descobertos" pelos escritores William Burroughs e Paul Bowles, na década de 50. Nos anos 60, o guitarrista Brian Jones, dos Rolling Stones, gravou um disco com eles ("Brian Jones Presents The Pipes of Pan at Jajouka").

Alpha Blondy - Cantor de reggae nascido na Costa do Marfim, ele desenvolveu carreira internacional à partir da década de 80. Canta em inglês, francês, dioula, árabe e hebraico. Outro que já se apresentou no Brasil.

Miriam Makeba - Sul-africana conhecida como a imperadora da música africana. Sua "Pata Pata" -regravada agora por Daúde- virou sucesso no planeta inteiro nos anos 60.

Manu Dibango - O saxofonista camaronês é o rei da soul music africana. Sua música mais conhecida é a balançante "Soul Makossa".

Fela Kuti - Cantor, compositor, tecladista e saxofonista nigeriano. Surgiu nos anos 60, misturando jazz com ritmos africanos. É um dos músicos africanos mais controvertidos, em parte por sua atividade política. Morreu em agosto de Aids.

Lokua Kanza - Com formação clássica e jazzística, esse cantor e violonista zairense radicado em Paris ficou conhecido este ano no Brasil após sua participação no Heineken Concerts como convidado de Djavan, uma de suas influências.

Papa Wemba - Outro cantor zairense. Esse é conhecido como o "rei da rumba-rock". Faz uma música dançante. Seus discos mais recentes têm sido lançados pelo selo Real World, de Peter Gabriel.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.