São Paulo, Segunda-feira, 20 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OSCAR 2000 FILME ESTRANGEIRO
"Tudo sobre Minha Mãe" é favorito disparado

em Nova York


"Tudo sobre Minha Mãe", de Pedro Almodóvar, é o maior favorito ao próximo Oscar. É a única unanimidade nas distintas listas de críticos americanos. Ganhou este mês o prêmio de melhor produção do ano, segundo a Academia Européia de Cinema.
A consagração de Almodóvar tem tudo para repetir a de Roberto Benigni com "A Vida É Bela" neste ano. Há boas chances de "Tudo sobre Minha Mãe" emplacar outras indicações além da categoria de melhor filme estrangeiro.
Há um recorde em quantidade, mas não em qualidade na lista de concorrentes a filme estrangeiro. Entre os cineastas indicados, apenas o francês Regis Wargnier já exibe um Oscar na estante, por "Indochina". Disputa agora por "East-West".
"Orfeu", de Carlos Diegues, representa o cinema brasileiro entre os 47 filmes credenciados à indicação. Sua campanha mal começou, descontadas as projeções com boas críticas em festivais americanos.
Ao menos três outros indicados parecem mais bem posicionados para figurar na relação de cinco finalistas a ser conhecida em 15 de fevereiro próximo. O belga "Rosetta", dos irmãos Dardenne, leva o impulso da Palma de Ouro em Cannes 99 e da excelente recepção crítica.
O dinamarquês "Mifune", de Soreh Kragh-Jacobsen, exibe o charmoso selo do Dogma. O movimento em defesa de um cinema mais espontâneo firmou-se, para o bem e para o mal, como a mais importante referência internacional para a produção independente deste final de anos 90.
Um de seus filmes mais fortes, "A Cerimônia", de Thomas Vinterberg, passou em brancas nuvens no ano passado. Uma indicação para "Mifune", além de fazer justiça ao próprio filme, compensaria a esnobada.
Por fim, "Orfeu" sofre dentro do cinema latino-americano a concorrência direta do mexicano "Ninguém Escreve ao Coronel", de Arturo Ripstein. Não é seu melhor filme -como "Orfeu" não é o de Diegues-, mas traz o selo Gabriel García Márquez, autor da novela original. Caso consiga a indicação ao lado de "Tudo sobre Minha Mãe", a disputa terá dois filmes estrelados pela atriz espanhola Marisa Paredes.
Fora Almodóvar na disputa do Oscar para filme estrangeiro, o segundo grande favorito ao próximo Oscar é o alemão Wim Wenders, na categoria de documentários. "Buena Vista Social Club", seu sutil mergulho na memória musical de Cuba, venceu na recente premiação da Academia Européia. (AMIR LABAKI)


Texto Anterior: Cinema: Começa a corrida ao Oscar 2000
Próximo Texto: Relâmpagos - João Gilberto Noll: Sonos e carícias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.