UOL


São Paulo, terça-feira, 21 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

A Magia de Excalibur
Record, 14h.
 
(The Excalibur Kid). 98, 80 min. Direção: James Head. Com Jason McSkimming, François Kanfler. Estamos no tempo do rei Arthur, na lenda da Távola Redonda. Aqui, uma bruxa tenta impedir Arthur de tornar-se rei. O mago Merlin e um garoto inserido na história tentarão ajudá-lo.

Uma Santa Mudança
SBT, 14h15.
  
(A Saintly Switch). EUA, 98. Direção: Peter Bogdanovich. Com David Alan Grier, Viva A. Fox. Jogador de futebol americano muda-se outra vez e novamente inicia série de desentendimentos com a mulher. Na nova casa, em Nova Orleans, consta que havia morado uma feiticeira. É a ela que a filha do casal se endereça, na tentativa de terminar com as brigas. Filme feito para TV por diretor de nível.

O Casamento dos Trapalhões
Globo, 15h55.
  
Brasil, 88, 82 min. Direção: José Alvarenga Jr. Com Os Trapalhões, Nádia Lippi. Caipiras vão a uma cidade próxima ao seu rancho. Ali, conseguem ganhar algumas garotas, cujos pais não verão essa história com bons olhos.

Colors - As Cores da Violência
Record, 21h.
   
(Colors). EUA, 88, 120 min. Direção: Dennis Hopper. Com Sean Penn, Robert Duvall. Há gangues e policiais, mas a tentativa de Hopper é imprimir mais realismo e mais humanidade ao fenômeno juventude transviada. Produção acima da média (o que não é tão difícil assim).

Feitiço Havaiano
Bandeirantes, 22h15.
  
(Blue Hawaii). EUA, 62, 102 min. Direção: Norman Taurog. Com Elvis Presley, Joan Blackman. Após o serviço militar, Elvis vai a Honolulu e se instala como guia turístico e, naturalmente, canta e encanta.

João e o Pé de Feijão
SBT, 22h15.
  
(Jack and the Beanstalk: The Real Story). EUA, 2001, 180 min. Direção: Richard Attenborough. Com Matthew Modine, Vanessa Redgrave. Adaptação moderna da conhecida história de João. Aqui, Jack Robinson (Modine) é um homem atarefado que só pensa em trabalho. As coisas começam a mudar quando ele se vê atordoado por uma maldição familiar: nenhum integrante do clã vive mais do que 30 anos.

Intercine
Globo, 1h50.

Dois filmes de suspense estão na disputa: "Pânico em Alto-Mar" (92, de Christian Duguay, com Kate Jackson, Kenneth Welsh) e "Impulso Assassino" (95, de Robert Lewis, com Isabel Glasser, Judd Nelson).

A Dama das Camélias
Globo, 3h35.
  
(Camille). Inglaterra, 84, 100 min. Direção: Desmond Davis. Com Greta Scacchi, Colin Firth. Versão para a TV da história da trágica cortesã concebida por Alexandre Dumas, que sacrifica a vida por seu amor. Esforçado, mas está longe de ter o impacto da versão de 1937, com Greta Garbo. Em todo caso, Scacchi não passa vergonha no papel-título. (IA)

Para conhecer um rei do "B"

INÁCIO ARAÚJO
CRÍTICO DA FOLHA

Em "Charlie Chan no Egito" (Telecine Classic, 22h), as coisas começam quando o corpo de um arqueólogo é encontrado no sarcófago onde deveria estar uma múmia. Entra em ação o detetive chinês que protagonizou vasta série de filmes "B" nos anos 30 e começo dos 40. O diretor é Louis King (1898-1962), irmão menor do mais célebre Henry King -e é isso o que particulariza este filme.
Louis é desses cineastas que poderiam ter feito filmes mais importantes, mas optaram pela liberdade que davam os "filmes B", de baixo custo, rodados rapidamente, em que o diretor não tinha de prestar muitas contas aos produtores. O essencial era terminar no prazo. Hoje essa é uma rara oportunidade de conhecer Louis, embora não de julgá-lo: a irregularidade é a marca por excelência do "B".


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Gisele cria o Fome Fashion!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.