São Paulo, quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Série promove "namoro" de voz e piano

A cantora Marina de la Riva e o pianista Nelson Ayres abrem projeto de duos no Cosipa Cultura, em SP

CARLOS CALADO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os dois já se apresentaram juntos, esporadicamente, mas pela primeira vez vão fazer show inteiro em duo. A cantora Marina de la Riva e o pianista Nelson Ayres abrem hoje o projeto "A Mulher e o Piano - Uma História de Amor", que inicia o calendário musical do ano do teatro Cosipa Cultura, em SP.
A série vai até 1º/4, com duplas de cantoras e pianistas, como Ná Ozzetti e André Mehmari (28/1), Eugénia Melo e Castro e Emílio Mendonça (4/ 2), Itamara Koorax e José Roberto Bertrami (11/2), Ana Luiza e Luis Felipe Gama (18/2). Formato clássico, cultivado há séculos na música popular e na erudita, o duo de voz e piano já foi comparado a um namoro, pelo grau de intimidade estabelecido entre cantora e pianista.
Marina prefere compará-lo à arte circense do trapézio. "Tenho a impressão de que é uma relação semelhante à dos trapezistas. Eles quase não se olham, mas estão absolutamente conectados. Tem de haver muita confiança mútua para que a música seja realizada em sua totalidade", comenta.
Admitindo arrependimento por ter estudado violão em vez de piano, Marina ressalta o aspecto percussivo deste instrumento. "Todo pianista é um pouco percussionista, e o Nelson tem um suingue impressionante. A percussão é a alma da música", diz a brasileira de ascendência cubana. Ao mencionar intérpretes que se dedicaram ao formato voz e piano, cita os duos de Omara Portuondo com Chucho Valdés, além do cantor e pianista Bola de Nieve, todos cubanos.
Mesmo assim, Marina não deixa de incluir uma brasileira em sua lista. "Hoje se fala muito em Maysa, mas sempre fui apaixonada por ela, que gravou muita coisa só com piano", diz.
Para os shows, escolheu duas canções de seu CD de estreia (2007): "Drume Negrita" (Grenet) e "Mariposa" (Lecuona). Canta ainda a "Valsa dos Clowns" (Chico Buarque e Edu Lobo). E mesmo que pareça paradoxal, Ayres terá espaço para solos. "Acho ótimo, porque assim posso ouvir o piano do Nelson", diverte-se Marina.


A MULHER E O PIANO
Quando: hoje, às 12h30 e às 18h30
Onde: Cosipa Cultura (av. do Café, 277, Jabaquara, tel. 0/xx/11/ 5070-7018)
Quanto: uma lata de leite em pó, a ser trocada uma hora antes do show
Classificação indicativa: livre



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Música: Morre Candeias Jota Jr., autor de "Lata d'Água"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.