São Paulo, quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

"Vestígios do Dia" aborda regras do mundo

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Existe algo de comovente na canina fidelidade do mordomo de "Vestígios do Dia" (AXN, 22h, livre). Talvez isso aconteça porque James Ivory, o diretor, e Anthony Hopkins, o mordomo, não se preocupem minimamente em nos comover.
É assim que o vemos atravessar toda a Segunda Guerra britanicamente, a serviço. Parece que ele nem percebe uma bela mulher, Emma Thompson, também servente, a observá-lo. A admirá-lo, talvez.
O dever antes do prazer, nos dizem as regras. E também é assim que pensa o mordomo. No entanto, as regras de um mundo perfeitamente ordenado também servem para nos esconder da vida, de seus anseios, frustrações, aflições.
Servem, enfim, para nos ocultar da vida. É por aí que envereda este filme de James Ivory. Não é frequente eu gostar de um de seus filmes. "Vestígios" é uma bela exceção.
Ainda hoje, "Seminole" (TC Cult, 12h50, não recomendado a menores de 12 anos), um Budd Boetticher menor, mas vale a pena.


Texto Anterior: Televisão/Moda: Documentário relembra Valentino
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.