|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Criador de "CSI" mistura livro, filme e internet
"Grau 26" conta história de serial killer e cria comunidade virtual para falar com assassino e acompanhar investigação
Para Anthony E. Zuiker, "leitor tem de ser menos passivo" e "mudança de consumo obrigará indústria a mudar para sobreviver"
LÚCIA VALENTIM RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL
No meio do caminho de Anthony E. Zuiker havia uma greve. A paralisação dos roteiristas
em 2007 deu três meses para o
criador de "CSI" pensar em que
poderia trabalhar fora da TV.
"Leio devagar. Então achei
que podia explorar novos
meios de experimentar um romance. Daí surgiu a ideia do digilivro, que mistura publicações, filmes e comunidades sociais", conta, em entrevista, por
telefone, de Los Angeles.
"Grau 26", primeiro romance
digital, é lançado pela Record.
Aborda as tentativas de agarrar
um serial killer de nível máximo de periculosidade.
Sqweegel não tem ética, método nem alvo certo. Veste uma
roupa que deixa as cenas dos
crimes livres de provas. Há
anos, ele estupra, sequestra e
mata com requintes de crueldade, que incluem desfigurar
uma mãe diante de seu bebê.
A ideia é que, a cada 25 páginas, uma senha remeta ao site
do projeto, abrindo uma "ponte" com informações exclusivas, mas que não comprometem a leitura normal do livro.
"Você pode ler o livro do começo ao fim, sem se conectar à
internet. Mas pode se conectar
para ver uma cena de amor, de
horror, ou ligar para o assassino
ou ele te ligar de volta. É como
se houvesse um filme dentro do
livro", diz ele, que com os curtas fez sua estreia na direção.
"Depois que comprou o livro, é
sua escolha como vai consumi-lo. É como o iPod. Você personaliza tudo, está no controle."
O projeto total tem orçamento de US$ 2,1 milhões, dos quais
US$ 1 milhão foi gasto neste
primeiro livro. Zuiker ainda espera "pelo menos" outros dois.
Mas para isso vai ter de enfrentar as críticas ao romance.
"Acho que a natureza extremamente sombria dos protagonistas tem mais apelo para os
europeus. Há gente que não entende o conceito, há quem não
goste dos vídeos, há os que adoram. O projeto continua."
Algumas opiniões já modificaram o próximo livro, previsto
para outubro. "Haverá menos
ciberpontes, porque são muito
caras e consomem muito tempo de criação. Mas, se o leitor
quiser ver todas de uma vez,
vão fazer sentido fora do livro."
E até assume os erros: "Devemos fazer algo diferente para o
terceiro livro, até descobrirmos
o que funciona. As pessoas querem coisas leves e tocantes, que
as façam se sentir melhor. Por
isso "Grau 26" não foi um sucesso. No segundo livro, faremos
algo mais comercial".
Mesmo sem ser um best-seller, Zuiker tem crédito na praça. Suas franquias de "CSI", que
incluem histórias em Los Angeles, Miami e Nova York, mudaram os seriados investigativos. É nessa inovação que quer
chegar com o digilivro. "Assumimos muitos riscos. Quisemos errar agora para poder melhorar no futuro", afirma.
E aposta na interatividade:
"O leitor tem de ser menos passivo. A internet está mudando o
mundo radicalmente. Depois
que o comportamento do público muda, ele não volta atrás".
GRAU 26
Autor: Anthony E. Zuiker e Duane
Swierczynski
Tradução: Sergio Duarte
Editora: Record
Quanto: R$ 39,90 (434 págs.)
Texto Anterior: Música: Winehouse paga R$ 540 à vítima Próximo Texto: Frase Índice
|