São Paulo, quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

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Criador de "CSI" mistura livro, filme e internet

"Grau 26" conta história de serial killer e cria comunidade virtual para falar com assassino e acompanhar investigação

Para Anthony E. Zuiker, "leitor tem de ser menos passivo" e "mudança de consumo obrigará indústria a mudar para sobreviver"

LÚCIA VALENTIM RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

No meio do caminho de Anthony E. Zuiker havia uma greve. A paralisação dos roteiristas em 2007 deu três meses para o criador de "CSI" pensar em que poderia trabalhar fora da TV.
"Leio devagar. Então achei que podia explorar novos meios de experimentar um romance. Daí surgiu a ideia do digilivro, que mistura publicações, filmes e comunidades sociais", conta, em entrevista, por telefone, de Los Angeles.
"Grau 26", primeiro romance digital, é lançado pela Record. Aborda as tentativas de agarrar um serial killer de nível máximo de periculosidade.
Sqweegel não tem ética, método nem alvo certo. Veste uma roupa que deixa as cenas dos crimes livres de provas. Há anos, ele estupra, sequestra e mata com requintes de crueldade, que incluem desfigurar uma mãe diante de seu bebê.
A ideia é que, a cada 25 páginas, uma senha remeta ao site do projeto, abrindo uma "ponte" com informações exclusivas, mas que não comprometem a leitura normal do livro.
"Você pode ler o livro do começo ao fim, sem se conectar à internet. Mas pode se conectar para ver uma cena de amor, de horror, ou ligar para o assassino ou ele te ligar de volta. É como se houvesse um filme dentro do livro", diz ele, que com os curtas fez sua estreia na direção.
"Depois que comprou o livro, é sua escolha como vai consumi-lo. É como o iPod. Você personaliza tudo, está no controle." O projeto total tem orçamento de US$ 2,1 milhões, dos quais US$ 1 milhão foi gasto neste primeiro livro. Zuiker ainda espera "pelo menos" outros dois. Mas para isso vai ter de enfrentar as críticas ao romance.
"Acho que a natureza extremamente sombria dos protagonistas tem mais apelo para os europeus. Há gente que não entende o conceito, há quem não goste dos vídeos, há os que adoram. O projeto continua."
Algumas opiniões já modificaram o próximo livro, previsto para outubro. "Haverá menos ciberpontes, porque são muito caras e consomem muito tempo de criação. Mas, se o leitor quiser ver todas de uma vez, vão fazer sentido fora do livro."
E até assume os erros: "Devemos fazer algo diferente para o terceiro livro, até descobrirmos o que funciona. As pessoas querem coisas leves e tocantes, que as façam se sentir melhor. Por isso "Grau 26" não foi um sucesso. No segundo livro, faremos algo mais comercial".
Mesmo sem ser um best-seller, Zuiker tem crédito na praça. Suas franquias de "CSI", que incluem histórias em Los Angeles, Miami e Nova York, mudaram os seriados investigativos. É nessa inovação que quer chegar com o digilivro. "Assumimos muitos riscos. Quisemos errar agora para poder melhorar no futuro", afirma.
E aposta na interatividade: "O leitor tem de ser menos passivo. A internet está mudando o mundo radicalmente. Depois que o comportamento do público muda, ele não volta atrás".


GRAU 26

Autor: Anthony E. Zuiker e Duane Swierczynski
Tradução: Sergio Duarte
Editora: Record
Quanto: R$ 39,90 (434 págs.)


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