São Paulo, quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa mostra processo de criação de espetáculos teatrais

"Quarta Parede", no Canal Brasil, casa entrevistas, ensaios e trechos de peças

DA REPORTAGEM LOCAL

Capturar uma peça em vídeo é destruí-la, dizem os puristas. Com os pixels, perde-se o traço distintivo da experiência teatral: a presença em carne e osso, que instaura a vulnerabilidade do ator.
O Oficina de José Celso Martinez desafiou a máxima, reconciliando as linguagens nos recentes DVDs de "Bacantes", "Cacilda!", "Boca de Ouro" e "Ham-Let" -na maioria das vezes, com bons resultados.
Agora, é o diretor de TV e cinema Marco Altberg, 56, quem testa alquimias entre vídeo e teatro. Em "Quarta Parede", que estreia hoje, no Canal Brasil, ele combina flagrantes de ensaios, entrevistas com atores, diretores e equipes técnicas e pílulas das peças propriamente ditas.
"Nos anos 90, criei a "Revista do Cinema Brasileiro" para preencher um espaço que o filme nacional não ocupava na TV. O mesmo acontece com o teatro, daí o programa de agora", diz. "O que é generalista na "Revista", até por conta do formato jornalístico dela, aqui é atenção ao detalhe. Não dá para querer fazer uma transposição para a televisão, por conta das especificidades de cada meio."
"Quarta Parede" chegou a ser exibido por um breve período no Multishow, no fim dos anos 90. Quando o perfil do canal mudou, a atração foi cortada. "Mas continuei a filmar peças. O teatro não tem memória. Grandes atuações não são guardadas. Queria fazer um arquivo de montagens. No fundo, sabia que ia dar em alguma coisa."
Na estreia, a câmera de Altberg passeia pelas coxias de "O Homem que Viu o Disco Voador", peça de Flávio Márcio encenada em 2001 por Aderbal Freire-Filho, no Rio. Ainda virão "South American Way", "Diário de um Louco" e "Um Dia das Mães", entre outras.
(LUCAS NEVES)


QUARTA PAREDE
Quando: estreia hoje, às 21h
Onde: no Canal Brasil
Classificação: livre



Texto Anterior: Megaprodutor prepara 2 séries investigativas
Próximo Texto: Crítica/"O Mestre e a Margarida": Livro de Bulgákov guarda semelhanças com "Macunaíma"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.