UOL


São Paulo, sexta-feira, 21 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COPIÃO

Mãe de Glauber filma sua vida num hospital

Marco Antonio Rezende - 24.jul.2002/Folha Imagem
NO SET Julio Bressane (ao fundo, à esq.) dirige "Filme de Amor"; baseado no mito das três graças, será "um filme pornográfico", segundo o cineasta, que volta a ter o ator Fernando Eiras no elenco

SILVANA ARANTES
DA REPORTAGEM LOCAL

Internada este mês na Beneficência Portuguesa (SP) para sua segunda cirurgia cardíaca, dona Lúcia Rocha, 84, (mãe, produtora e guardiã da obra de Glauber Rocha) convocou o cineasta e amigo Joel Pizzini.
A informação preliminar era que a companheira de quarto de dona Lúcia, uma descendente indígena, era mulher que valia um filme.
Pizzini foi ao hospital com uma minicâmera. Encarando a lente, dona Lúcia remexeu a memória, contou histórias, incentivou parentes que a visitavam a fazer revelações (como a do esconderijo de Glauber durante o regime militar).
Por fim, confidenciou a Pizzini o medo de ver interrompido o sonho de fazer do Tempo Glauber uma instituição maiúscula de preservação e divulgação da obra do filho.
O cineasta temeu estar fazendo um registro mórbido. Com o passar dos dias, sentiu que a "câmera se tornou um tubo de oxigênio".
Dona Lúcia se recupera. E Pizzini e Ava Rocha, filha de Glauber, estudam como montar os depoimentos. "Deverá ser algo multimídia, como ela", diz o cineasta.

PRAZER EM CONHECER
Gustavo Dahl, presidente da Agência Nacional do Cinema, reuniu-se esta semana com Swedenberger Barbosa, secretário-executivo da Casa Civil. Dahl fez a Swedenberger uma apresentação sobre o funcionamento da Ancine, que está vinculada à Casa Civil.

ATÉ LOGO, OBRIGADO
Profissionais do cinema decidiram intensificar a campanha para que o governo troque os atuais membros do Conselho Superior de Cinema (designados pelo ex-ministro Pedro Parente). O conselho define as diretrizes da Ancine e a aplicação de seus recursos.

MARÇAL & LINS EM POLICIAL 1
Marçal Aquino (roteirista de "O Invasor") e Paulo Lins (autor do livro "Cidade de Deus") desenvolverão juntos, este ano, o roteiro de um filme policial. "Homens de Ouro" abordará o universo dos agentes da polícia carioca que eram assim chamados. O longa tratará também da virada no universo do crime, que troca a aura "romântica" pela "profissional".

MARÇAL & LINS EM POLICIAL 2
"Homens de Ouro" é um projeto do produtor Rodrigo Abreu (Geração Editorial), que quer contratar um cineasta ou dirigir ele mesmo o roteiro.


Texto Anterior: Rec Beat mistura ritmos em Recife
Próximo Texto: DVD/Lançamentos: Entre consciência e caos: Viagem à Itália
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.