São Paulo, terça-feira, 21 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Governo adia nova classificação indicativa

Márcio de Souza/TV Globo
GINCANA Xuxa em gravação de novo quadro do "TV Xuxa", o "Acampamento X", que reúne 50 crianças em um hotel fazenda; as crianças disputam provas de arvorismo, ramo e rapel, entre outras

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Prometida pelo Ministério da Justiça para entrar em vigor em março, a nova classificação indicativa de filmes e programas de TV será adiada. O ministério fala agora que o decreto com as mudanças deverá ser enviado à Casa Civil "ainda neste semestre".
As redes de TV são contra maior rigor na classificação indicativa, o que pode pesar em um ano de eleições. Defendem a adoção de um chip que bloqueie programas indesejados pelos pais.
A nova classificação indicativa terá como principal novidade um conjunto de símbolos comuns para todas as redes de TV informarem aos telespectadores sobre o conteúdo dos programas. Os símbolos trarão as faixas etárias para os quais os programas foram classificados (hoje são livres ou impróprios para menores de 12, 14, 16 e 18 anos, respectivamente inadequados para antes das 20h, 21h, 22h e 23h/24h) e suas impropriedades (sexo, violência e drogas).
No ano passado, o Ministério da Justiça fez uma consulta pública e instituiu um grupo de trabalho para nortear as mudanças. Atualmente, segundo o ministério, esses resultados "estão sendo apresentados a especialistas da área".
Na consulta pública, 62% responderam que deveria ser criada uma faixa de programas impróprios para menores de 10 anos. O ministério informa que "isso será incluído no decreto", mas ainda não está definido qual será o horário correspondente.

OUTRO CANAL

Mudanças 1 Ex-Globo e Record, Herval Rossano, 70, assinou contrato com o SBT e assumiu ontem a direção de teledramaturgia da emissora, no lugar de David Grimberg. Sua primeira ação foi contratar um iluminador -que tentará acabar com aquelas sombras de novelas mexicanas nas produções de Silvio Santos.

Mudanças 2 Rossano continuará fazendo adaptações de textos mexicanos, mas tentará produzir alguns títulos brasileiros, como "Dona Beija". Por enquanto, trabalhará com apenas um horário de novelas. "Cristal", que já está sendo gravada, sofrerá intervenções.

Darlene 1 Deborah Secco participará de um dos oito episódios de "Minha Nada Mole Vida", série estrelada por Luiz Fernando Guimarães e Maria Clara Gueiros (a do bordão "Vem cá, eu te conheço?", de "Zorra Total"), que a Globo exibe a partir de 8 de abril, às sextas-feiras, após o "Globo Repórter".

Darlene 2 A atriz fará uma mulher desesperada para aparecer na TV. A série, dos mesmos autores e diretor de "Os Normais", será "uma crônica do mundo das pseudo-celebridades". Guimarães será um colunista social eletrônico, inspirado nos "Amaury Jr." da TV.

Metade Deu 27 pontos de média o show dos Rolling Stones na Globo. Foi bom para um evento musical na TV, mas 53% dos televisores ligados estavam sintonizados em outros canais.


E-mail - dcastro@folhasp.com.br

Texto Anterior: José Simão: Buemba! O Mick Jagger parecia a Lacraia!
Próximo Texto: Programação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.