UOL


São Paulo, sexta-feira, 21 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

A Vida nas Minas
Record, 14h.
 
(Pit Pony). Canadá, 97. Direção: Eric Till. Com Richard Donat, Denny Doherty. No início do século 20, órfão enfrenta a dureza do trabalho nas vidas de carvão para sustentar as irmãs.

Ed - Um Macaco Muito Louco
Globo, 15h30.
  
(Ed). EUA, 96. Direção: Bill Couturie. Com Matt Leblanc, Jayne Brook. Jogador de beisebol realiza seu sonho: ser contratado por um grande time. Nem tudo serão rosas: logo descobre que seu companheiro de quarto, no alojamento do time, é o mascote Ed, o macaco.

Loucademia de Polícia
SBT, 16h15.
 
(Police Academy). EUA, 84, 97 min. Direção: Hugh Wilson. Com Steve Guttenberg, Kim Catrall. Jovens recrutas de academia de polícia infernizam a vida de seus professores. Burlesco já clássico, ao menos como sintoma de decadência da comédia.

O Inferno em Los Angeles
Record, 21h.
 
(Firepower). EUA, 93, 104 min. Direção: Richard Pepin. Com Gary Daniels, Chad McQueen. No século 21, dois tiras se infiltram nos meios criminais de Los Angeles, a fim de investigar chefão que está traficando vacina contra Aids.

De Quem É a Vida, Afinal?
Bandeirantes, 22h15.
   
(Whose Life Is It Anyway?) EUA, 81, 118 min. Direção: John Badham. Com Richard Dreyfuss, John Cassavetes. Artista promissor fica tetraplégico após desastre automobilístico. Depois de uma fase de reabilitação, onde descobre que não haverá reabilitação, passa a desejar a eutanásia. Tema árido, que o roteiro controla com sabedoria.

O Pestinha 2
SBT, 22h15.
 
(Problem Child 2). EUA, 91, 91 min. Direção: Brian Levant. Com John Ritter, Michael Oliver. No primeiro filme, Ritter havia adotado o pestinha do título. Aqui, o garoto ganha uma companheira.

Paixão Perdida
Cultura, 22h30.
   
Brasil, 98, 91 min. Direção: Walter Hugo Khouri. Com Antônio Fagundes, Mylla Christie. A infância de Marcelo, personagem-chave de Khouri. Aqui, ele é o menino traumatizado pela morte da mãe que se consola com as atenções da enfermeira. Seu pai, porém, também dá muita atenção à moça, e seria injusto dizer que não é correspondido.

Assassinato no Colégio
Bandeirantes,1h30.
 
(Cutting Class). EUA, 89, 91 min. Direção: Raspo Pallenberg. Com Donovan Leitch, Jill Schoelen. Misterioso assassinato em uma escola desencadeia clima de terror.

A Vingança dos Nerds
Globo, 3h55.
  
(Revenge of the Nerds). EUA, 84, 90 min. Direção: Jeff Kanew. Com Robert Carradine, Anthony Edwards. Os desajeitados nerds cansam-se das humilhações de que são vítimas e decidem criar sua própria fraternidade. No universo da comédia juvenil dos anos 80 ocupa um lugar até digno (considerando-se filmes como "Porky's"). (IA)

O melhor Joaquim Pedro

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Não é de espantar que a primeira reação a "O Padre e a Moça" (Canal Brasil, 23h30) tenha sido pelo menos reticente. Estávamos em 1965, com questões política a toda, e Joaquim Pedro de Andrade saiu-se com a história de um padre de interior apaixonado por uma garota, e vice-versa.
Poucas coisas são mais políticas do que a transgressão, e é disso que se trata aqui. Mas esse aspecto é secundário e não garante a sobrevivência de um filme.
"O Padre..." é um filme de beleza, delicadeza, sensibilidade e talento muito raros, muito especiais. Nem mesmo em "Macunaíma", o sucesso, Joaquim Pedro foi tão feliz quanto aqui.
Aqui, de resto, ele teve a seu favor a colaboração de, entre outros, Paulo José e Helena Ignez, atores, e Mário Carneiro, diretor de fotografia.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Míssil inteligente tem o Q.I. do Bush!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.