UOL


São Paulo, sexta-feira, 21 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítico literário paulista ocupará cadeira nš 12 no segundo semestre

Alfredo Bosi vence eleição para ABL

SABRINA PETRY
DA SUCURSAL DO RIO

O ensaísta e crítico literário paulista Alfredo Bosi, 66, foi eleito ontem para a ABL (Academia Brasileira de Letras). Ele vai ocupar a cadeira número 12, que pertencia ao cardeal dom Lucas Moreira Neves. Bosi teve 27 dos 38 votos dos acadêmicos. Seu principal concorrente, o escritor e roteirista José Louzeiro, recebeu dez votos. Houve uma abstenção.
O crítico literário recebeu a notícia na casa do presidente da Academia, Alberto da Costa e Silva, em Laranjeiras (zona sul do Rio). Ele também recebeu o cumprimento pela vitória de muitos imortais e de pretendentes a uma cadeira na ABL.
"A minha vitória vai contribuir para o equilíbrio na Academia entre pessoas ligadas estritamente à literatura e pessoas notáveis em suas atividades", disse Bosi, candidato pela primeira vez à ABL.
Para ele, sua presença vai servir como mais uma ponte entre SP e Rio e, mais especificamente, entre a USP -ele é professor de literatura brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas- e a Academia.
A posse do mais novo acadêmico ainda não foi marcada, mas deve ocorrer no segundo semestre.


Texto Anterior: Independentes "escanteiam" os grandes estúdios
Próximo Texto: CBL divulga finalistas do Prêmio Jabuti
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.