São Paulo, quinta-feira, 21 de abril de 2005

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"THE CORPORATION"

Filme revela empresas "anti-sociais"

DIEGO ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Se "Sem Logo", da jornalista canadense Naomi Klein, é o livro de cabeceira dos manifestantes antiglobalização, "The Corporation", dos também canadenses Mark Achbar e Jennifer Abbott, já pode ser considerado o seu complemento audiovisual.
Inspirado em "The Corporation: The Pathological Pursuit of Profit and Power" (a corporação: a busca patológica por lucro e poder), de Joel Bakan, o documentário se ocupa em revelar os vícios e a "personalidade anti-social" das maiores empresas do planeta -Monsanto, IBM, Shell, Pfizer, Fox Corp., Disney etc.
Dividido em blocos, "The Corporation" tenta mostrar didaticamente -mas não sem uma forte dose de ironia- como tais empresas "quebram padrões sociais e legais para atingir seus objetivos" e "não sentem culpa".
A argumentação, pró e contrária, não parte apenas do livro de Bakan ou da cabeça dos diretores mas de um total de 40 entrevistados que incluem o lingüista Noam Chomsky, a jornalista Naomi Klein, gente "de dentro" como Sam Gibara, da Goodyear, Anita Roddick, fundadora da Body Shop, e o economista Milton Friedman ("Pedir responsabilidade social a uma corporação faz tanto sentido quanto pedi-la a um edifício", afirma o Prêmio Nobel).
Entre os diversos casos que funcionam como fio condutor para o documentário, os diretores destacam a relação da IBM com a Alemanha nazista, mostrando que a primeira vendeu equipamentos de informação usados nos campos de concentração.
Outro exemplo parte da história de dois jornalistas da Fox que, por levarem adiante -até o tribunal- uma reportagem sobre um hormônio usado para aumentar a produção de leite nos EUA, foram demitidos e processados.
"Corporações hoje têm mais poder do que governos", sintetiza o diretor de uma delas.
Pois é menos no calibre de suas denúncias, todas razoavelmente conhecidas por quem acompanha os noticiários, e mais nos depoimentos que o documentário concentra seu poder de fogo.
"Você pode manipular os consumidores para desejarem e em seguida comprarem seus produtos. É um jogo", empolga-se uma executiva de marketing infantil.
Aqui, no entanto, o jogo é outro: cumprindo com seu dever de "ouvir o outro lado", Achbar e Abbott dão a corda e os "corporativos" só entram com o pescoço.


The Corporation
The Corporation
   
Direção: Mark Achbar e Jennifer Abbott
Produção: Canadá, 2003
Quando: a partir de amanhã no Cinearte


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