São Paulo, segunda-feira, 21 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ballet Nacional da Espanha faz segunda visita

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os cultores da dança espanhola não têm do que reclamar. Logo depois da primeira passagem de Eva Yerbabuena pela cidade neste ano, o Ballet Nacional da Espanha chega para duas apresentações no país, ambas em São Paulo. Os espetáculos acontecem na próxima semana, no Teatro Alfa.
O grupo, que é uma espécie de patrimônio coreográfico espanhol, também está em ano de comemoração. São três décadas guardando o que há de mais típico na dança ibérica, do flamenco à chamada "escuela bolera" (a dança clássica hispânica) e até estilos mais populares.
A companhia traz nesta segunda visita ao Brasil duas coreografias, "Aires de Villa y Corte" e "La Leyenda", ambas do atual diretor artístico, José Antonio. A primeira se inspira em danças espanholas dos séculos 18 e 19, com cenas de palácios, que ganharam uma roupagem mais contemporânea.
Em seguida, "La Leyenda" é uma homenagem assumida a uma das mestras do flamenco, Carmen Amaya (1913-1963). Diz a história que ela foi a primeira bailarina a apresentar um espetáculo inteiro de flamenco. O coreógrafo leva para a cena uma Amaya que ele conheceu ainda criança, em espetáculos marcados pelo lado trágico e ao mesmo tempo festivo do flamenco.
O Ballet Nacional da Espanha esteve no Brasil em 2003, quando apresentou "Fuenteovejuna", de Antonio Gades. O maior bailarino espanhol de todos os tempos esteve à frente do grupo em seus primórdios, nos anos 70. A companhia com sede em Madri é financiada pelo governo espanhol, com direito a temporadas anuais no Teatro de la Zarzuela e no Teatro Real da capital espanhola. (AP)


Texto Anterior: Yerbabuena inicia turnê em SP
Próximo Texto: Nelson Ascher
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.