São Paulo, Quarta-feira, 21 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AS RAZÕES "Escritor não cativa em 99"


da Reportagem Local

"Estilos também envelhecem. Foi uma decisão comercial-editorial que eu assino embaixo." Essa é a avaliação da diretora editorial da Objetiva sobre o original de "Casa Velha", enviado pela Folha sem o nome de seu verdadeiro autor, Machado de Assis.
"Uma coisa é um autor dentro de seu contexto literário e político. Outra é ele hoje. Ele não cativa. Fiquei surpresa por não termos identificado. Mas, sendo rigorosos como somos, ele não está dentro do que estamos buscando. Não tem empatia com o leitor brasileiro de 1999."
Para a gerente editorial da Rocco, Vivian Wyler, "o problema é de mercado mesmo. A pessoa que avaliou o livro disse que, de cara, pesou o fato de parecer uma novela histórica. É um gênero que teve um "boom" há alguns anos e, só para 99, já contratamos três livros assim. Sendo que dois são exatamente desse período".
"Então, pela "consideração tema", eu já tinha outros. Pela "consideração estilo", julgou-se que o autor imitava um estilo antigo, o que é complicado para o leitor de hoje, às vezes, um empecilho. A linguagem é um pouco rebuscada."
Wyler afirma que sua avaliadora não foi até o fim do texto. "Porque esses elementos já estavam todos no início. Além disso, o original não tinha título, endereço para devolução, apenas um e-mail. Não tinha o que a gente costuma exigir das pessoas", afirma.
A responsável pela seleção da Companhia das Letras, Ruth Lanna, não soube explicar as razões editoriais da recusa de "Casa Velha". "Fui procurar os registros e encontrei a entrada desse original e também a saída, mas não a avaliação", afirma.
"Não sei dizer os motivos. Mas afirmo que o texto enviado foi analisado. Se você recebeu uma carta de recusa, é por que ele passou nas mãos de um leitor aqui dentro."


Texto Anterior: Editoras recebem Machado, não reconhecem e recusam
Próximo Texto: Joyce Pascowitch
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.