São Paulo, sexta-feira, 21 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POPLOAD

Dez para o coração

LÚCIO RIBEIRO
COLUNISTA DA FOLHA

Esta coluna avisa sobre a proximidade do... Dia dos Namorados. Parece que não vai ser uma data fácil. O maior sucesso pop dos últimos tempos ("Hey Ya!") prega o fim do amor. O fabuloso The Streets manda secar os olhos, porque está tudo acabado, mesmo.
Nestes tempos difíceis do amor e com a proximidade da data citada, esta coluna preparou uma listinha das dez músicas "românticas" mais legais hoje, para você preparar aquele CD-R de presente para seu... par. Pode ser muito útil para fazer uma presença, mas também pode jogar tudo para o ralo, porque tem umas canções que não aliviam...

Streets, "Dry Your Eyes"
Essa não é certo se devia ser gravada no começo, no final ou nem estar em um CD para a(o) amada(o). É, fácil, a música mais triste do pop atual. Na letra, um amigo diz para o outro: "Enxugue as lágrimas, meu amigo/Eu sei que você gostaria de fazê-la sentir a dor que está te machucando/Mas você tem que ir embora daqui agora/ Acabou".

Snow Patrol, "Chocolate"
Música mais ensolarada, dessa bela banda escocesa. Marcada por uma batida repetitiva, que faz a música marchar.

Muse, "Sing for Absolution"
Uma das bandas inglesas mais legais já tem uns quatro anos, o Muse lembra muito o Radiohead dos tempos crus, longe dos computadores OK. Muse é barroco.

Morrissey, "Come Back to Camden"
Não sei se você já leu em algum lugar, o mestre dos corações miseráveis voltou. Balada rompante, com a voz do sujeito indo do sublime ao mais sublime. O costumeiro. E quando ele canta pedindo para a pessoa voltar para Camden, onde vai encontrar ele e o desespero dele, e que cada polegada dele pertence a tal pessoa?

Killers, "Mr. Brightside"
Banda indie americana de Las Vegas, veja você. Já tocou até no seriado "O.C.", um sério atestado de índole musical hoje em dia.

Cansei de Ser Sexy, "Meeting Paris Hilton"
Tecnopop descarado que dá tom fanfarrão ao seu CD-R romântico. As meninas do CSS adoram Paris Hilton. Ela é um amor. E como esta lista é sobre o amor...

Walkmen, "The Rat"
Ótima banda de art-rock, os Walkmen começam com o desespero lá em cima, nessa "The Rat", uma das únicas músicas acima da média do CD novo deles.

Keane, "Everybodys Changing"
O rock britânico no que tem mais de singelo, o Keane surge com destaque na nova leva de bandas inglesas queridinhas.

Franz Ferdinand, "Come on Home"
Súplica punk cantada como se a banda fosse o Pulp. O grupo mais quente do rock hoje rasga o coração com guitarrinha tosca e charme como se fosse 1979. Demais.

TV on the Radio, "Dreams"
Antes de a música começar, uma voz confortável sussurra que "todos os seus sonhos já não existem mais" por alguns segundos. Aí, quando você está totalmente envolvido, entra um calmo pesadelo sonoro feito pela banda americana mais interessante a surgir nos últimos tempos. Claustrofóbica, densa, tensa, única.

lucio@uol.com.br


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Cannes 2004: Em dia morno, Salles confirma favoritismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.