São Paulo, segunda-feira, 21 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ópera de Nino Rota tem cenas de cinema

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

"O Chapéu de Palha de Florença", do italiano Nino Rota (1911-1979), é em muitos planos uma ópera engenhosa. Engraçada, com cenas curtas que lembram os cortes cinematográficos, musicalmente bonita e magistralmente bem escrita para orquestra, coro e vozes, ela está no Teatro Municipal -foi encenada no último sábado e volta ao palco hoje.
Rota é conhecido por suas trilhas sonoras. Escreveu 163 para o cinema e o teatro. Foi parceiro de Federico Fellini.
Compôs também para Franco Zeffirelli, Luchino Visconti e Francis Ford Coppola. Mas Rota não foi um compositor para o cinema com eventuais incursões na ópera. Ele dirigiu o conservatório de Bari e é autor de tratados de harmonia e contraponto. Tem em seu catálogo dez óperas, três sinfonias e muita música de câmara.
A idéia de escrever "Chapéu..." nasceu nos anos 30. Ele redigiu o libreto com sua mãe, Ernesta Rota Rinaldi, a partir de uma comédia do francês Eugène Labiche (1815-1888), em que a sucessão de imprevistos cômicos mereceu pela primeira vez o nome de "vaudeville". O enredo gerou filme de René Clair, em 1927.
A história é simples. Ferdinand (Luciano Botelho) está para se casar com Elena (Edna D"Oliveira). Mas, ao passar pelo Bois de Boulogne, o cavalo dele come o chapéu de palha de Anaïde (Sylvia Klein), que vivia uma aventura extraconjugal.
Pois bem: Anaïde não pode voltar para casa sem seu chapéu, sob o risco de o marido descobrir o adultério. É preciso encontrar chapéu igualzinho durante a ópera, que tem direção cênica de João Malatian.


O CHAPÉU DE PALHA DE FLORENÇA
Quando:
hoje e nos dias 23 e 25, às 20h30, e no dia 27, às 17h
Onde: Teatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/nš, tel. 0/xx/11/3222-8698)
Quanto: de R$ 10 a R$ 40


Texto Anterior: Crítica: Diretor se reinventa e faz filme cativante
Próximo Texto: Bardem rouba a cena em filme dos irmãos Coen
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.