São Paulo, segunda-feira, 21 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HQs trazem Alan Moore e Neil Gaiman

Polêmico "Lost Girls", em que Moore escreve as aventuras eróticas de Alice, Dorothy e Wendy, chega ao Brasil

PEDRO CIRNE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Boas novidades para aqueles que acreditam que histórias em quadrinhos são, acima de tudo, roteiro: o Brasil recebe, neste mês, dois lançamentos escritos por Alan Moore e Neil Gaiman, dois dos maiores nomes dos quadrinhos contemporâneos.
O lançamento escrito por Alan Moore é o erótico e polêmico "Lost Girls - Meninas Crescidas", desenhado por sua mulher, Melinda Gebbie. Mostra a amizade de três adultas e suas confidências eróticas, que vão da primeira masturbação a um abuso sofrido na infância, passando por cenas com variadas formas de fazer sexo. Este é o lado erótico.
A polêmica vem por conta das protagonistas: as três amigas são Dorothy (de "O Mágico de Oz"), Wendy (de "Peter Pan") e Alice (das obras de Lewis Carroll). Elas estão mais velhas do que nos originais, mas são as mesmas personagens, e suas aventuras inocentes são transformadas em descobertas sexuais. Um exemplo: Peter Pan, em "Lost Girls", não vive na Terra do Nunca ou entra voando no quarto de Wendy e seus irmãos. Ele escalou a parede por fora, fez sexo com Wendy e partiu sorrateiramente pela janela.
Os três livros de "Lost Girls" foram lançados nos Estados Unidos ao mesmo tempo, em uma caixa. No Brasil, os volumes estão sendo publicados separadamente: o segundo número está programado para julho, e o terceiro, para setembro.

Três histórias de Gaiman
Neil Gaiman tornou-se um renomado roteirista graças à série "Sandman", da DC Comics. O britânico transformou o conceito de um personagem homônimo da editora, criado em 1939, em uma premiada série de terror e fantasia em que o protagonista não era mais um super-herói, mas uma espécie de deus dos sonhos.
"Dias da Meia-Noite" reúne três histórias escritas por Gaiman para o selo Vertigo, a divisão da DC voltada para leitores adultos. Duas já saíram no Brasil: "Me Abraça", estrelada pelo popular anti-herói John Constantine, e "Midnight Theatre", que reúne o Sandman de 1939 com o seu xará quase divino criado por Gaiman.
Inédita no Brasil, "Jack in the Green" é uma HQ curta sobre a mitologia criada por Alan Moore nos anos em que escreveu o "Monstro do Pântano".


LOST GIRLS - MENINAS CRESCIDAS (volume 1)
Autores:
Alan Moore (roteiro) e Melinda Gebbie (arte)
Editora: Devir
Quanto: R$ 65 (112 páginas) NEIL GAIMAN - DIAS DA MEIA-NOITE
Autores:
Neil Gaiman, Teddy Kristiansen e outros
Editora: Pixel
Quanto: R$ 49,90 (116 páginas)


Texto Anterior: Resumo das novelas
Próximo Texto: Nelson Ascher: A pena e a espada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.