São Paulo, sexta-feira, 21 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha anuncia os vencedores de concurso

Ilustrador paulistano de 23 anos, que estuda arquitetura, é o ganhador geral, escolhido por trabalho em quadrinhos

Quarta edição selecionou obras de três finalistas em cinco categorias: cartum, charge, quadrinhos, caricatura e ilustração


DA REPORTAGEM LOCAL

Um paulistano estudante de arquitetura e urbanismo é o vencedor da quarta edição do Concurso de Ilustração da Folha. Danilo Bressiani Zamboni, 23, foi escolhido o melhor entre 1.047 inscritos na competição.
Sua obra, que faz uma narrativa surreal e dramática sobre o fim do mundo começando por São Paulo, venceu a categoria quadrinhos. O artista terá agora um contrato de três meses como colaborador da Folha.
"Fiquei impressionado", diz Angeli, jurado da fase final do concurso com Laerte e Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha. "É uma coisa o jeito como ele usou preto e branco."
Também chamou a atenção do júri a forma como incorporou a linguagem dos croquis. "As dimensões urbanísticas estão no traço", analisa Laerte.
Em segundo e terceiro lugar na categoria, ficaram o artista plástico Lucas Tonon Gehre, 28, de Brasília, e o estudante Heitor Guen de Tani e Isoda, 20, de São Paulo.
Além de quadrinhos -histórias dramáticas ou humorísticas narradas em quadros sequenciais-, foram eleitos trabalhos em outras categorias.
Cartum premiou desenhos de humor retratando fatos ou situações independentemente do contexto histórico ou temporal. Para charge, foram avaliadas piadas gráficas relacionadas a assuntos recentes.
Já em ilustração, buscou-se desenhos que ampliassem, resumissem ou interpretassem um texto jornalístico, enquanto que caricatura analisou desenhos que exagerassem características dos retratados.
Nesta última categoria, venceram o ilustrador Angelo Hermeto Abi-Saber, 35, de Belo Horizonte, o também ilustrador Ramon Muniz, 36, de Curitiba, e o designer Ernesto Perlingeiro, 28, do Rio.
Entre as ilustrações, o vencedor foi o biomédico Fernando Real, 29, de São Paulo, seguido dos traços da ilustradora Águeda Horn, 37, de Curitiba, e do ilustrador Luiz Alberto da Silva, 42, de Londrina (PR).
Angeli destacou o trabalho de Águeda Horn, única mulher entre os finalistas. "Homem às vezes cansa", diz. "Desta vez, vi várias desenhistas prontas."
"As ilustrações, de modo geral, surpreenderam", diz Fábio Marra, editor de Arte e jurado da primeira fase do concurso, ao lado do editor de Fotografia, Marco Aurélio Canônico, e do crítico de cinema da Ilustrada André Barcinski.
Na categoria cartum, venceu o cartunista capixaba Alberto Correia Alpino Filho, 39. Em segundo, ficou o consultor de imóveis Elvis Nilson Israel de Oliveira, 35, de São José do Rio Preto (SP), e, em terceiro, o vendedor Cassius Romero "Scipião", 43, de Atibaia (SP).
A melhor charge foi a do historiador Rafael Cesar Scabin, 26, de São Paulo. Atrás ficaram o bancário Evandro Alves, 33, de Minas, e o publicitário Elder Galvão, 28, de Brasília.

Vencedores passados
Esta é a quarta vez que a Folha incentiva o trabalho de novos talentos. Em 1985, o jornal revelou o chargista Spacca e o quadrinista Fernando Gonsales. Em 1999, foi premiado o chargista Jean, que se tornou colaborador regular do jornal.
Na última edição, em 2006, o concurso premiou Eloar Guazzelli Filho, vencedor geral, e revelou o trabalho de Adams Carvalho, que hoje ilustra a coluna de Gilberto Dimenstein.


Texto Anterior: Triya estreia em clima "selvagem"
Próximo Texto: Lista final tem médico, arquiteto e historiador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.