São Paulo, quinta, 21 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Masp possui versão de quadro roubado

da Reportagem Local

São conhecidos seis quadros de Vincent Van Gogh com Madame Marie Julie Ginoux (1848-1911) -retratada em "A Arlesiana"- como modelo. Madame Ginoux era dona do Café de la Gare, em Arles (França) e cuidou do artista.
Três deles foram pintados entre janeiro e fevereiro de 1890, copiados de um desenho a carvão feito pelo impressionista francês Paul Gauguin.
O primeiro quadro, com fundo vermelho, foi roubado anteontem da Galeria Nacional de Arte Moderna, em Roma; o segundo, com fundo azul-roxo, faz parte do Kröller-Müller Museum, em Otterloo, na Holanda; e o terceiro, com fundo rosa, está no Masp.
Segundo o ex-curador-chefe do Masp, Luiz Marques, 46, o roubo de obras de arte de museus pode se tornar um problema. "Isso me assusta. Os museus vão ter de aumentar ainda mais a segurança, o que vai distanciar a relação da obra com o público", disse.
Uma quarta versão, pintada em abril de 1890 (Bakwin Collection, Nova York), teve sua autenticidade questionada.
Em uma das cartas enviadas ao seu irmão Theo, Van Gogh escreveu: "Você verá futuramente que o quadro não é uma das piores coisas que já fiz".



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.