São Paulo, Segunda-feira, 21 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA
Livro com registros feitos no Brasil, Chile, Peru, México, Guatemala, Bolívia e Equador é lançado hoje na Fnac
Livro revela América de Sebastião Salgado

Sebastão Salgado/Reprodução
Trabalho do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado realizado no interior do México em 1980


ANA MARIA GUARIGLIA
free-lance para a Folha

O fotógrafo Sebastião Salgado lança hoje, na Fnac, "Outras Américas", livro inédito no Brasil, mas já publicado nos EUA, Espanha e França, em 1986.
O livro registra os povos da América Latina e é o resultado de um trabalho fotográfico realizado entre 1977 e 1983.
Salgado saiu do litoral do Nordeste brasileiro e passou por cidades da Bolívia, Chile, Peru, Equador, Guatemala e México.
"Outras Américas" é um relato visual que impressiona pelo lirismo contido nas imagens, o que se explica pelo fato de o fotógrafo na época estar afastado do país.
Como diz no prefácio da edição, "meu único desejo era voltar à minha terra bem-amada, para meu Brasil do qual um exílio um pouco forçado me obrigou a me afastar".
Por outro lado, é uma pesquisa rica que mostra as condições de vida dos camponeses e a resistência cultural dos indígenas latino-americanos e de seus descendentes.
As mensagens trazem a marca registrada do autor e confirmam que Salgado é um fotógrafo fascinado pelo ser humano.
As fotos dessa obra baseiam-se nesse ímpeto de fascinação, fazendo o artista primar pela captação do universo humano e geográfico.
Por essa razão, o livro é uma documentação iconográfica valiosa, em que a composição e a percepção visual enunciam a expressão do autor filtrada pelas luzes e contrastes em preto-e-branco.
No plano histórico, as 120 páginas fazem uma espécie de resumo da América Latina, evidenciando seu lado místico e religioso entremeado pela miséria e pela morte.
Apesar de estar sendo lançado só agora no país, o livro não perdeu sua atualidade. Ao contrário -em fotos recentes da mexicana Flor Garduño, a situação dos indígenas permanece a mesma.
No Brasil, infelizmente, nota-se que o número de crianças de rua cresceu em relação ao período fotografado por Salgado.
De acordo com Lélia Wanick Salgado, mulher do fotógrafo, o livro só está sendo lançado agora no país porque a obra de Salgado foi descoberto há pouco tempo pelos brasileiros. Lélia, que também é autora do projeto gráfico do livro e diretora da Amazonas Images, agência criada pelo casal há cinco anos, disse que está prevista para o ano que vem uma grande mostra sobre o movimento das populações no mundo.
Ao mesmo tempo, serão lançados um livro sobre o tema e outro com retratos de crianças.


Livro: Outras Américas Autor: Sebastião Salgado Lançamento: Companhia das Letras Quanto: R$ 65 (120 págs.) Quando: hoje, às 19h Onde: Fnac (av. Pedroso de Moraes, 858, Pinheiros, tel. 867-0022)

Texto Anterior: Relâmpagos - João Gilberto Noll: Gigante
Próximo Texto: Trabalhos do fotógrafo colecionam prêmios
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.