São Paulo, sexta-feira, 21 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Achei que Raul Cortez ia escapar; não deu, mas era um grande cara"

Mário Bortolotto conta suas experiências com o ator, que morreu de câncer

MÁRIO BORTOLOTTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Raul tentou assistir a um espetáculo do nosso grupo. Justamente naquele dia estava lotado. Raul conseguiu entrar usando a influência dele. Só sei que Linari, que é meu amigo e também não tinha conseguido ingresso, colou nele e falou para o funcionário do teatro: "Estou com o Raul". Não deu outra. Ele entrou e assistiu à peça.
Depois do espetáculo, Raul foi falar comigo, comprou alguns livros e gravou um depoimento muito emocionado para um documentário nosso. Foi assim que conheci esse ator "monumental" (como bem disse Paulo Cesar Pereio) e que nos deixou, na última terça.
Tempo depois, ele se mostrou interessado em produzir e encenar dois textos de minha autoria. Ele me procurou e acertamos tudo. Então me pediu a indicação de um diretor. Indiquei Fauzi Arap, que é, sem nenhuma dúvida, o maior diretor de teatro do Brasil.
Os dois, de temperamento difícil, não conseguiram se acertar e se desentenderam na primeira leitura. Uma pena.
Juntos poderiam ter feito um espetáculo memorável. Não foi o que aconteceu. Não ficou legal. Mas isso de maneira nenhuma abalou a admiração que sempre tive por ele e pelo desejo que ele tinha de procurar algo novo e ousado. Quando fiquei sabendo que estava doente, sempre achei que ele ia sair dessa. Mas ele não conseguiu escapar e, na terça-feira, quando li a notícia, fiquei muito triste. Ele era um grande cara.
Quando eu me for também e São Pedro quiser barrar minha entrada, vou usar o método do Linari. Vou olhar firme na cara dele e dizer: "Estou com o Raul". Essa é a senha. Boa viagem, brother.


MÁRIO BORTOLOTTO é dramaturgo, diretor de teatro e ator; sua peça "À Meia-Noite um Solo de Sax na Minha Cabeça" foi estrelada por Raul Cortez

Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Cinema: Folha promove a exibição de "Estamira"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.