São Paulo, quarta-feira, 21 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONEXÃO POP

THIAGO NEY thiago.ney@uol.com.br

O psicodélico Caribou em SP


Canadense será atração do FourFest, que acontece em outubro e engrossa lista de festivais de 2010


APÓS UM 2009 meio chocho, neste segundo semestre de 2010 teremos agenda corrida de shows e festivais.
Um evento acaba de ser confirmado e será oficializado em poucos dias. É o FourFest, que acontecerá em 27 de outubro no clube Clash, em São Paulo, com duas atrações internacionais. Uma, o excelente Caribou, já está fechada; a outra deve ser divulgada em pouco tempo.

 

O Caribou é grupo-de-um-homem-só-que-é-acompanhado-por-banda-nas-apresentações-ao-vivo.
O responsável, no caso, é o canadense Daniel Snaith, 32, que vem de uma família de... matemáticos. Pai e irmã dão aulas de matemática. E Snaith é doutor em matemática pura (aquela que não tem preocupações quanto à aplicação prática).
É difícil categorizar a música do Caribou. É feita a partir de instrumentos eletrônicos, mas com uma cara bem pop; Snaith usa vocal em várias faixas, que possuem melodias encorpadas e imediatas.
Em abril, lançou "Swim", álbum que provavelmente estará em várias listas de melhores do ano. O "New Musical Express" disse que o disco é "superlativo", "música para adultos". Para a BBC, Snaith nos leva a "um novo mundo empolgante".

 

"Swim" é eletrônico, psicodélico, pop, tudo ao mesmo tempo.
Se você não conhece o Caribou, comece com o vídeo de "Odessa", que está no YouTube. A faixa é intensa, bem dinâmica.
Outras ótimas desse disco são "Bowls" e a emocionante "Jamelia". De "Andorra", álbum lançado pelo Caribou em 2007, vá atrás de "Melody Day" e "Niobe".
Enquanto não vem ao FourFest, o Caribou passa (ou passou) por vários festivais no hemisfério Norte, como Sónar, Field Day, Way Out West, Pukkelpop, Lowlands, Reading/Leeds, Electric Picnic.
Mais do Caribou: www.myspace.com/cariboumanitoba.

 

E os outros festivais? Bem, o Nova - Cultura Contemporânea levará ao MIS e ao Sesc Pompeia artistas plásticos e músicos como Chicks On Speed (13/8) e Fuck Buttons (14/8).
Também em agosto, no dia 14, acontece o Creators Project, evento bancado pela revista "Vice" que será montado na galeria Baró, em São Paulo, e terá Mark Ronson (produtor de Lily Allen e Amy Winehouse, em DJ set), NASA e Emicida.
O Tribaltech, originalmente de Curitiba, virá a São Paulo em 21 de agosto trazendo, entre outros, Derrick Carter, Satoshi Tomiie, Marcelo D2, Stop Play Moon e Céu.
Entre 9 e 11 de outubro, o SWU tenta reproduzir no Brasil (mais especificamente em Itu, interior de SP) o clima dos grandes festivais europeus e norte-americanos de verão.
Só que é difícil trazer para cá essa atmosfera tendo como atrações Jota Quest, Capital Inicial, Sublime, Dave Matthews Band...
Mas, enfim, o evento terá nomes interessantes, como Regina Spektor, Kings of Leon, Erol Alkan.
A XXX Perience, em 14 de novembro, já anunciou que levará a Itu o escocês Calvin Harris, além do DJ alemão Paul Van Dyk. Mais gente será divulgada em breve.
E o Planeta Terra acontecerá novamente no Playcenter, em 20 de novembro, e terá na sua escalação bandas como Phoenix e Hot Chip.


Texto Anterior: Lançamentos
Próximo Texto: Suíça abre caixas com papéis de Kafka
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.