São Paulo, segunda, 21 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA
Correspondência mantida em segredo por 52 anos deve estar disponível para consulta a partir de hoje, na USP
IEB mostra cartas de Mário de Andrade

PATRICIA DECIA
da Reportagem Local

Finalmente hoje, após ser mantida em segredo por 52 anos, a correspondência recebida pelo escritor Mário de Andrade (1893-1945) estará aberta para consulta pública no IEB (Instituto de Estudos Brasileiros), na Cidade Universitária da USP (Universidade de São Paulo).
São cartas inéditas de Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Villa-Lobos, Pedro Nava, Murilo Rubião, Fernando Sabino, Prudente de Moraes e Erico Verissimo, entre outros, endereçadas ao autor de "Macunaíma".
A correspondência foi lacrada após a morte de Mário, em 1945, respeitando pedido feito em testamento. Há dois anos, terminou o prazo estipulado pelo escritor para que o sigilo fosse mantido.
No entanto, uma comissão -que incluiu o escritor Antonio Candido e o sobrinho de Mário, Carlos Augusto de Andrade-, criada para deliberar sobre o material, decidiu revelar as cartas somente quando o trabalho de catalogação, iniciado em 1995, estivesse terminado. É isso o que acontece agora.
Não há horário marcado, nem previsão de que se realize uma cerimônia oficial. Segundo a professora Telê Ancona Lopes, responsável pela organização do Arquivo Mário de Andrade, trata-se simplesmente de deixar os catálogos à disposição de quem quiser vê-los.
Eles trariam um resumo de cada carta recebida, as cartas enviadas por Mário de Andrade e índice remissivo das pessoas citadas. São cerca de 7.000 documentos.
Ainda não foi divulgado em detalhes como será o acesso ao conteúdo integral das cartas e aos originais. A princípio, segundo o IEB, haveria um problema jurídico.
De acordo com Lopes, apenas os documentos pertencem ao IEB; seu conteúdo intelectual seria de posse do autor das cartas ou de sua família. Portanto, somente com a autorização de um familiar o conteúdo poderia ser divulgado.
Além disso, uma carta enviada por Andrade ao poeta Manuel Bandeira continua lacrada, na Casa de Ruy Barbosa, no Rio de Janeiro (leia texto na página).
A revelação é considerada um dos mais importantes acontecimentos literários brasileiros dos últimos anos. Ela deve mostrar novos aspectos sobre os artistas e o meio literário ligado ao modernismo entre as décadas de 20 e 40.
"A sua correspondência encherá volumes e será porventura o maior monumento do gênero, em língua portuguesa: terá devotos fervorosos e apenas ela permitirá uma vista completa da sua obra e do seu espírito", escreveu Antonio Candido em artigo publicado um ano após a morte de Andrade, na "Revista do Arquivo Municipal".
Na última sexta-feira, a Folha antecipou o trecho de uma carta de Manuel Bandeira ao escritor, contando sua mudança de casa para a Lapa (Rio de Janeiro), em 1933.
A correspondência entre Bandeira e Andrade é considerada o principal conjunto dentro do acervo do IEB. São 23 anos de troca de cartas entre os dois escritores, de 1922 até 1944, numa frequência semanal até 1939.
Esses documentos foram reunidos na tese de mestrado "Diálogo Epistolar: Edição da Correspondência Mário de Andrade-Manuel Bandeira", defendida no final de junho por Marcos Antônio de Moraes, na USP.
Segundo o crítico literário e professor de literatura da USP Davi Arrigucci Jr., as cartas têm valor como documento de crítica literária, registro histórico e amostra das relações pessoais dos intelectuais do período. Arrigucci, juntamente com o professor Luiz Roncari, participou da banda que avaliou a tese de Moraes.
A correspondência de Mário de Andrade era a única parte inédita de um acervo bem maior, sediado no IEB.
São 30 mil documentos -entre textos jornalísticos, pesquisas etnográficas e musicais, correspondência, manuscritos de obras-, uma biblioteca de 17 mil volumes, três coleções de artes plásticas e objetos pessoais.

Instituto de Estudos Brasileiros (IEB): Av. Prof. Mello Moraes, travessa 8, nš 140, Cidade Universitária, Universidade de São Paulo (USP), tel. 011/818-3199


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.