São Paulo, Quarta-feira, 21 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA
Os cantores de origem porto-riquenha Ricky Martin e Jennifer Lopez alcançam o topo das paradas
Latinos também invadem a Inglaterra

SYLVIA COLOMBO
de Londres

Fotos da atriz mexicana Salma Hayek estampam ônibus e estações de Londres, o porto-riquenho Ricky Martin arregimenta 3.000 fãs numa quinta-feira em plena Oxford Street e discos da americana de origem também porto-riquenha Jennifer Lopez estão nas primeiras pilhas de lançamentos exibidas pelas grandes lojas de discos do centro londrino. Será mesmo esta a terra de Oasis, Blur e Pulp, os fenômenos do britpop?
A mídia inglesa adotou o rótulo "latinos" para abarcar mexicanos, porto-riquenhos, cubanos, colombianos, espanhóis e americanos nascidos de pais latino-americanos, mais conhecidos também como "chicanos".
Mas o fato é que a indústria pop britânica, seguindo os passos da norte-americana, está se curvando aos artistas pop latinos, que de latinos têm muito pouco se considerar que o que fazem é reproduzir a fórmula do pop americano da pior qualidade acrescentando a ele alguns toques de salsa.
Ricky Martin, 27, figura em terceiro lugar na parada da loja de discos Tower. O hit "Livin" la Vida Loca" é um dos mais executados pelas FMs locais, enquanto Jennifer Lopez está em 11º na mesma lista, emplacando o seu sucesso "If You Had My Love".
Suas músicas, assim como as da colombiana Shakira e das dos irmãos Iglesias, Julio e Enrique, filhos de Julio Iglesias, são presença certa nas casas noturnas londrinas, que adotaram o lúdico visual do Caribe e de Ibiza como cenário-tema para suas noites.
Um verão quente, com temperaturas batendo nos 30 C, estimula os DJs de rádio a evocar palavras novas em seus glossários: tacos, tequilas, caipirinhas, enquanto apresentam os hits dos ídolos latinos.
Martin é o expoente mais à frente no gosto dos adolescentes britânicos. A noite de autógrafos de seu último disco, na semana passada, na loja de discos Virgin de Oxford Street, causou problemas no tráfego. "Tivemos que planejar um sistema alternativo para desviar os carros, pois era numa hora bastante movimentada do dia (19h)", disse Paul Chiswick, da polícia Metropolitana, à Folha.
Depois de estourar nos EUA e ganhar um Grammy, o cantor, que veio do grupo adolescente Menudo, foi escolhido por Madonna para estrelar ao lado dela num dueto para a música: "Be Careful" ("Cuidado con Mi Corazón").
Segundo a revista semanal "Time Out", essa foi a porta de entrada para Ricky Martin no Reino Unido. O porto-riquenho brindou a também tradicional revista norte-americana de rock e pop "Rolling Stone" com uma entrevista e comentou em conversa com um diário britânico: "O que eu quero é que as pessoas parem de achar que, em Porto Rico, nós conduzimos jumentos no caminho para a escola". Martin já vendeu mais de 15 milhões de discos, em 40 países.
Inspirados pela invasão latina, outras estrelas do pop estão adotando o "look" latino em busca de visibilidade. É o caso da ex-Spice Girl Geri Halliwell, que é filha de espanhóis e anda abusando das saias e penteados à moda flamenca ao executar seu recém-lançado "Schizophonic".
Mas não é só no território da baba pop que a invasão latina no Reino Unido está acontecendo. Trabalhos de qualidade, como o o do cantor cubano Ibrahim Ferrer, 72, e a coletânea organizada por Ry Cooder, "Buena Vista Social Club" também figuram entre os mais comprados pelos britânicos (6º e 20º lugar, na parada da Tower, respectivamente).


Texto Anterior: Internet: Folha faz site sobre "Eyes Wide Shut"
Próximo Texto: Trilhas da Metro têm mais música
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.