São Paulo, quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caetano canta Caymmi e ironiza Lobão

DA SUCURSAL DO RIO

No primeiro dia de gravação do CD e DVD "Obra em Progresso" ao vivo, Caetano Veloso homenageou Dorival Caymmi e fez um longo comentário sobre Lobão, ao apresentar música inédita que cita o roqueiro.
Foram duas horas e 20 minutos de show no teatro Oi Casa Grande, no Leblon, zona sul do Rio, no qual ele cantou 23 músicas. "Lobão Tem Razão", uma das oito canções de sua autoria inéditas em disco e apresentadas no primeiro dos dois dias de gravação, foi a escolhida para a abertura.
Na letra da nova música, Caetano escreveu: "Mais vale um lobão do que um leão, meto um sincerão, e nada se dá".
Ao final da sua interpretação, o cantor passou sete minutos falando sobre o roqueiro. "Curiosamente, hoje (terça-feira) saiu uma entrevista com Lobão. Ele diz: "Estou de saco cheio da zona sul do Rio". E eu estou estreando no Leblon. "Lobão Tem Razão" é uma canção muito sentida, respondendo a uma canção dele. Sair a entrevista no mesmo dia era uma ironia muito grande em cima da minha ironia."
Caetano seguiu reproduzindo trecho da entrevista de Lobão, na qual ele reclama que João Gilberto cortou os versos "nem sempre se vê/ lágrimas no escuro" de sua gravação de "Me Chama" (1986).
"João Gilberto não cortou essa frase. João Gilberto cortou "nem sempre se vê mágica no absurdo". Lobão se esqueceu ou estava errado. Ou seja, Lobão nem sempre tem razão."
Em "Lapa", outra inédita apresentada, Caetano fala do bairro da região central do Rio que hoje é um ponto de agitação cultural da cidade: "Pobre e requintado e rico e requintado, e refinado e ainda há conflito, Pelourinho vezes Rio é Lapa", diz a letra, que cita ainda o atual presidente e seu antecessor: "Lapa, Lula e FH, Lapa, amo nosso tempo em ti, Lapa!".
Depois de cantar "Você já Foi à Bahia?", de Caymmi, Caetano elogiou a "melodia, a frase, a entonação" dos versos do compositor que morreu no último sábado. "Esse cara tem tudo."


Texto Anterior: Dueto RC e Caetano terá "Chega de Saudade"
Próximo Texto: Em debate, Marisa destaca "valorização" do passado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.