São Paulo, sexta, 21 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A TEÓRICA
"Os alienígenas invadiram os EUA"

BIA ABRAMO
especial para a Folha, de Berkeley

"Os alienígenas invadiram os Estados Unidos." Não, isso não é manchete de um tablóide sensacionalista. É a frase inicial do livro de uma professora de ciência política norte-americana.
Em "Aliens in America", Jodi Dean examina ufologia, relatos de abdução e a presença dos extraterrestres na cultura pop a sério.
Para a autora, alienígenas e teorias conspiratórias não são simplesmente subproduto de imaginações doentias ou ociosas, mas fenômenos culturais sintomáticos da atmosfera política dos EUA no fim do milênio. Dean concedeu entrevista à Folha por e-mail.

Folha - O alienígena seria a metáfora definitiva do Outro nos Estados Unidos contemporâneos?
Jodi Dean -
Essa é uma boa forma de colocar o problema, especialmente aqui nos EUA, em uma época em que a correção política tornou difícil falar do Outro histórico como Outro.
O alienígena pode permanecer como o Outro completamente. Ele não tem de ser e, de fato, não pode ser completamente assimilado. Possibilita a uma cultura que está rapidamente consumindo e incorporando toda a diferença manter uma marca da alteridade.
Folha - A sra. diz em seu livro: "Dizer que viu um UFO, que foi abduzido por alienígenas e mesmo acreditar em quem diz isso é um ato político". Nesse caso, qual o significado político que se atribui à popularidade de "Arquivo X"?
Dean -
"Arquivo X" é popular porque capta a crença predominante nos EUA de que "a verdade está lá fora", mas você "não confia em ninguém". Filmes sobre conspiração foram populares nos anos 70, por causa de Watergate e da Guerra do Vietnã. Mas essa popularidade declinou nos anos 80, quando as pessoas tinham uma nova fé em Reagan, no televangelismo e no poder do dinheiro. Lá por 87, as pessoas perderam a fé -elas viram a queda das Bolsas, os escândalos do televangelismo.
Por outro lado, temos muita fé no poder da verdade. Mulder acha que, se ele descobrir a verdade -e, às vezes, parece significar que ele vai revelar a verdade para os "responsáveis" no FBI e, às vezes, parece que ele vai fazê-lo para o "povo"-, então vai ficar tudo bem.
Da mesma forma, as pessoas nos EUA parecem pensar que, não importa o quão corruptos sejam os políticos e as instituições, a verdade vai libertá-los. Agora como isso vai funcionar, também em "Arquivo X", permanece indefinido.
Eu vejo essa omissão como um dos principais problemas da democracia contemporânea. O foco deveria estar não na "verdade", mas nas ações. Como diz Scully, "eu já estou cheia da verdade, o que eu quero são respostas".
Folha - "A verdade está lá fora" e "não confie em ninguém". Qual dessas frases descreve mais precisamente a política dos EUA hoje? Dean - Ambas são precisas, mas o importante é sua interconexão. Os EUA têm forte tradição religiosa, que se tornou secularizada como crença na eficácia e no poder da ciência. No entanto, a crença nessa verdade possibilitou toda a sorte de coisas horríveis, como os testes nucleares etc. Daí a guinada para o "não confie em ninguém". Acho que estaríamos melhor se desistíssemos de "a verdade está lá fora".
Folha - Vamos imaginar que Mulder e Scully consigam provar que os alienígenas estão na Terra. Você acha que a "revelação da verdade" pode ter um grande impacto no papel do alienígena?
Dean -
Não sei bem. De um lado, algumas pessoas na comunidade UFO vêem a cultura pop como parte de um processo apoiado pelo governo de revelação da "verdade" para o povo americano. Então, elas diriam que o fato de "Arquivo X" assumir a "verdade" faria parte desse processo.
Por outro lado, há toneladas de filmes e séries de TV que já assumem que os alienígenas são reais. Whitely Streiber escreveu um best seller ("Communion", que chegou ao primeiro lugar na lista dos mais vendidos do "New York Times" em maio de 87) falando da "realidade" de sua experiência de abdução. Ainda assim, no confronto com a verdade, permanece sempre uma incerteza essencial. Você poderia dizer que, não importa o que aconteça em "Arquivo X", a verdade continua a ser, fundamentalmente, alienígena.

Onde encontrar "Aliens in America" na Internet - www.aliensinamerica.com



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.