São Paulo, terça-feira, 21 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mostra reúne múltiplos dos maiores artistas britânicos

Damien Hirst, Anish Kapoor e Tracey Emin estão em exposição

SILAS MARTÍ
DE SÃO PAULO

Não importa que a caveira cravejada de diamantes de Damien Hirst apareça só em foto na mostra aberta hoje no Centro Brasileiro Britânico.
Suas 8.601 pedras, ou R$ 32 milhões só em diamantes, viraram ícone de um mercado em ebulição. Paira como fantasma sobre um mundo paralelo, em que tudo pode.
Em plena falência do Lehmann Brothers, estopim da recessão que abalou o mundo há dois anos, o artista britânico vendeu US$ 270 milhões em obras suas num leilão-espetáculo na Sotheby's.
Se por um lado analistas apontam um encolhimento de até 93% de seu mercado, desde que enfiou seus tubarões e bezerros em formol nas coleções mais poderosas do mundo, o fascínio dessa imagem permanece inabalado.
De certa forma, é isso que pauta toda essa mostra de expoentes britânicos. Richard Galpin descasca fotografias na ânsia de preservar a linha, a ordem por trás da imagem.
Julian Opie subverte a placidez das paisagens nas gravuras japonesas em telas 3D, cheias de movimento, releitura kitsch da natureza da imagem, aqui multiplicada.
Superfícies reluzentes das esculturas de Anish Kapoor também se transformam em fotografias de cor estridente, uma captura fragmentária da forma que serve como múltiplo mais simples, barato e digerível de seu original, embora sejam também originais, assinados pelo artista.


FAST FORWARD
ONDE Centro Brasileiro Britânico (r. Ferreira de Araújo, 741, tel. 0/xx/11/3039-4466)
QUANDO seg. a sex., 10h às 19h; sáb. e dom., 10h às 16h; até 27/11
QUANTO grátis

JOSÉ SIMÃO
O colunista é publicado no caderno Eleições 2010




Texto Anterior: Teatro 2: "A Alma Boa de Setsuan" terá apresentação grátis
Próximo Texto: João Pereira Coutinho: Não faças nada
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.