São Paulo, quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mostra reúne imagens pautadas pela estética do limite

Richard Avedon, Henri Cartier-Bresson, Larry Clark, Claudia Andujar e outros vão do horror ao sublime no Instituto Moreira Salles

DE SÃO PAULO

No limite entre o horror e o sublime, a fotografia parece atingir sua potência máxima. Imagens díspares como Marilyn Monroe num vestido de paetês, jovens injetando drogas, brancos e negros segregados e o corpo de um índio morto têm em comum o caráter excepcional, uma visão ultrajada da realidade.
Juntas no Instituto Moreira Salles, fotografias de artistas como Richard Avendon, Henri Cartier-Bresson, Sebastião Salgado, Miguel Rio Branco, Martin Parr, Elliott Erwitt, entre outros, ilustram os extremos da sociedade.
"É uma leitura que transita por guerra, morte, beleza, mutilação, mas não faz disso um espetáculo de horror", diz Sergio Burgi, um dos curadores da mostra. "É uma reflexão sobre por onde a fotografia transitou nesse período."
E a rota foi do luxo estonteante e do culto a celebridades aos horrores da guerra do Vietnã, cadáveres em necrotérios e vítimas de mutilação.
Helmut Newton fotografa mulheres vestidas e nuas, arriscando dizer que as peladas têm até mais pose e classe. Larry Clark vê um magnetismo escuso no uso de drogas entre adolescentes de Tulsa, nos Estados Unidos. Claudia Andujar investiga e registra o transe insólito de ianomâmis.
Em todos os casos, fotógrafos perseguem uma função icônica da imagem, algo capaz de fazer ver além da superfície tendo o choque, a ironia e a robustez do momento como aliados na tarefa.
(SM)

EXTREMOS
QUANDO de ter. a sex., das 13h às 19h; e sáb. e dom., das 13h às 18h; até 27/11
ONDE Instituto Moreira Salles (r. Piauí, 844, Higienópolis, tel. 0/xx/11/3825-2560)
QUANTO grátis


Texto Anterior: Pieter Hugo fotografa África fantástica
Próximo Texto: Cinema: "Tropa de Elite 2" vai concorrer a vaga no Oscar de 2012
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.