São Paulo, quarta-feira, 21 de setembro de 2011

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Rock in Rio torna difícil encontrar hotel

Na semana de abertura do festival, na sexta, ocupação da rede hoteleira na capital fluminense já ultrapassa 98%

Riotur calcula que, das 700 mil pessoas que irão ao evento durante seus sete dias, 315 mil (45%) serão turistas

GUSTAVO ALVES
DIANA BRITO
DO RIO

Na semana de sua abertura, na sexta, o Rock in Rio fez a ocupação hoteleira da capital fluminense chegar a 98,1%, segundo pesquisa da Abih-RJ (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira).
Os hotéis do centro são os mais procurados, segundo a Abih, seguidos dos localizados na Barra da Tijuca, zona oeste, e em São Conrado, na zona sul. Os bairros são mais próximos à Cidade do Rock, em Jacarepaguá, na zona oeste da cidade, onde o festival será realizado.
A Riotur, empresa municipal de turismo, calcula que, das 700 mil pessoas que irão ao festival durante seus sete dias, 315 mil (45%) serão turistas.
Além de táxis (que só terão acesso à Cidade do Rock pela avenida Salvador Allende), quem chegar de fora do Rio ainda poderá usar ônibus especiais extras, com passagens a R$ 35 por ida e volta.
As passagens serão oferecidas a partir de hoje, no site www.rioonibus.com, de acordo com o Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro.
Ônibus comuns farão a ligação dos bairros com o terminal Alvorada, na Barra, de onde sairá uma linha circular para a Cidade do Rock. O público poderá entrar com mochilas e bolsas. Mas elas não poderão conter alimentos, garrafas, latas, capacetes, animais, armas de fogo ou outros objetos que possam representar perigo.
Câmeras fotográficas simples e celulares poderão ser usados, mas não máquinas profissionais que permitam a troca das lentes (conhecidas como SLR ou D-SLR) e filmadoras.
Nesta semana, os organizadores anunciaram uma mudança de última hora na ordem dos shows do Palco Mundo, na sexta: Elton John, que iria fechar a noite, vai deixar o papel para Rihanna e fazer a penúltima apresentação, depois de Katy Perry. O impacto econômico do festival no Rio será de cerca de US$ 420 milhões, segundo pesquisa da organização em parceria com a Riotur.

JOSÉ SIMÃO
O colunista está em férias


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