São Paulo, sexta-feira, 21 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Idoso compra mais TV paga do que a média

Márcio de Souza/TV Globo
INÍCIO Manoela do Monte (Amália) e Wagner Moura (Juscelino Kubitschek) são dirigidos por Dennis Carvalho, na semana passada, nas primeiras gravações da minissérie "JK", em Tiradentes (MG)

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A TV costuma investir em programas para crianças e adolescentes, que a estão trocando por novas mídias, mas não produz quase nada especificamente dirigido à terceira idade. Pesquisa do Ibope divulgada nesta semana indica que um público fiel está sendo desprezado pelas redes.
Em setembro, o instituto ouviu 2.200 pessoas com mais de 60 anos nas nove maiores regiões metropolitanas do país para aferir seus hábitos de consumo.
A pesquisa mostra que 95% dos idosos assistem à TV, dos quais 80% diariamente, como "distração e companhia". A maioria (61%) só viu TV pela primeira vez quando já tinha mais de 21 anos.
O Ibope revela também um alto índice de posse de TV paga nesse público: 17% deles assinam alguma operadora de cabo ou satélite. "A penetração da TV paga é de 13% nessas mesmas regiões metropolitanas", diz Dora Câmara, diretora do Ibope Mídia. "Isso quer dizer que pessoas com mais de 60 anos possuem mais TV paga do que a média nacional".
De acordo com o instituto, 39% dos idosos que possuem TV paga gastam até 90 por mês com o serviço e 10% ainda usam "pay-per-view", principalmente de futebol.
A proporção de pessoas com mais de 60 anos no país subiu de 4% em 1940 para 8,6% da população em 2000. Nas nove capitais pesquisadas, correspondem a 5 milhões de pessoas, 19% delas das classes A e B, diz o Ibope.

OUTRO CANAL

Casulo 1 Apesar de o jogo ter sido no Pacaembu, Cléber Machado e Arnaldo César Coelho transmitiram Corinthians x Pumas (México), anteontem, diretamente dos estúdios da Globo no Brooklin. Segundo a Globo, foi por estratégia operacional, não por segurança.

Casulo 2 Em estúdio, Machado e Coelho poderiam imediatamente passar a narrar Ponte Preta x São Paulo, em Campinas, caso ocorressem incidentes entre torcedores. Mas essa partida, ao contrário do que se previa, foi tranqüila.

Baixa Vinte minutos antes de começar Corinthians x Puma, Walter Casagrande teve queda de pressão e foi socorrido no hospital Albert Einstein. A transmissão ficou desfalcada de comentarista tático.

Tititi 1 Voltaram os rumores de que Roberto Justus teria rompido com Silvio Matos, seu sócio local no grupo Newcomm, que controla a Y&R, maior agência do país. Segundo a revista "Propaganda & Marketing", a tensão entre os dois teria "ganho voltagem extra" quando Justus decidiu apresentar "O Aprendiz", em 2004.

Tititi 2 A Record acompanha o caso à distância. Acredita que eventual mudança societária na Newcomm não comprometeria a terceira edição de "O Aprendiz", que promete um emprego na Wunderman, em Nova York, do mesmo grupo. A assessoria de Justus diz que a história é só boato.


E-mail - dcastro@folhasp.com.br

Texto Anterior: José Simão: Buemba! O pior do Brasil é o tesoureiro!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.