São Paulo, sexta-feira, 21 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POPLOAD

O som do seu fim de semana

LÚCIO RIBEIRO
COLUNISTA DA FOLHA

Se nas próximas horas você é uma das 70 mil pessoas que vão assistir aos shows do Tim Festival, ou uma das milhares que vão circular pelas salas da Mostra de Cinema, parabéns. A música pop vai tornar sua vida um pouco mais feliz, nem que seja enquanto durar uma canção.
Então, tentando prever qual será a trilha sonora do seu agitado fim de semana que começa, deu para listar o seguinte:

"Fix Up Look Sharp", Dizzee Rascal
Quando o rapper britânico entrar gritando "Ooooooooooi" e arrastar você para um envolvente hip hop eletrônico cujas letras nem um professor de inglês consegue entender, sua única reação racional vai ser soltar um "Caramba!" bem alto.

"Galang", M.I.A.
Quando a rapper furacão M.I.A. gritar para o mundo globalizado que Londres está chamando e começar um som de macumba que vai mexer com cada um de seus nervos, você vai soltar um irracional "CARAMBA!". Se sua voz sair.

"Reptilia", Strokes
Se a banda mais querida do final de semana não mexer muito no esquema de sua turnê passada, eles começam o show arrebentando com esta canção do disco dois. A entradinha é um baixo e bateria cadenciado para, segundos depois, virem as guitarras em velocidade máxima e uma luz forte voltada para a cara da platéia. Aí o pandemônio na pista estará completamente formado.

"Rebellion", Arcade Fire
A banda do melhor show do mundo de hoje costuma esconder esta canção para o final, muito provavelmente para um bis. O começo é uma confusão, quando todos os oito (sete? nove?) integrantes começam a espancar seus instrumentos, da bateria ao violino. Aí pára tudo de repente e vem a calmaria do início de "Rebellion". Tenha lenços de papel à mão.

"Bohemian Like You", Dandy Warhols
Essa é para quem estiver assistindo o bacana documentário "Dig", na Mostra. O filme conta a trajetória de duas bandas novas, boas e amigas. E depois velhos rivais. No caso, Dandy Warhols e Brian Jonestown Massacre. "Bohemian Like You", ao vivo, no Reading Festival, mostra qual delas se "deu bem" e qual ficou pelo caminho.

"So Night, So Long", Kings of Leon
Esta belíssima peça de country pop, do grupo de rapazes dos rincões americanos, começa emocionantemente cantada, mas no meio entra um duelo de bateria e guitarras que logo faz você parar de rir dos cabelos gozados dos meninos. E pensar que se trata de uma banda muito séria.

"Helicopter", Diplo
O DJ americano, namorado da M.I.A. e embaixador do funk carioca no planeta, remixou o hit dos ingleses do Bloc Party. Se o groove já era forte com a original, imagine...

"Everyday I Write the Book", Elvis Costello
Se alguém já foi apanhado de forma desprevenida por uma canção romântica do senhor Costello, sabe muito bem do que eu estou falando.

"I'm Trying to Break Your Heart", Wilco
Outra de machucar, esta canção que mistura distorção e sensibilidade em doses exageradas é para sentar no chão da pista e se deixar se transportar para uma daquelas encruzilhadas típicas de filme americano.

"I Wrote the Song for the Girl Paris Hilton", Vincent Gallo
Estou brincando...


@ - lucio@uol.com.br

Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Noite: Lov.e muda e leva novo sopro à noite tecno
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.