São Paulo, sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Retrospectiva resgata estilo ácido do diretor Aleksei German

Cinco longas do contestador cineasta russo serão exibidos em SP

ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Pouco conhecido no Ocidente, o russo Aleksei German, 73, dirigiu apenas cinco longas -todos incluídos na retrospectiva que a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo dedica a ele.
A história da antiga União Soviética é sua grande obsessão, especialmente o período stalinista de 1928 a 1953, com seu característico emaranhado de história e mito.
German faz um esforço de compreensão histórica por meio do acúmulo de dados, muitas vezes contraditórios, negando verdades convenientes. Por isso, quase todas as suas obras sofreram com a censura.
O filme mais impressionante de sua filmografia talvez seja "Khrustalyov, Meu Carro!" (1998), cuja primeira exibição é no dia 24/10, às 21h40, no Unibanco Arteplex 4. O tema do filme é a campanha antissemita lançada por Stálin em 1952, que tomava os sionistas por espiões.
Os médicos sionistas foram acusados de ter envenenado personalidades soviéticas. Centenas deles foram presos, sendo reabilitados depois da morte de Stálin.
Com belíssima fotografia em um preto e branco granulado, crepuscular, e uma câmera animada por movimentos virtuosísticos, German conta a história de Iuri Klenski, general do Exército Vermelho e o mais brilhante neurocirurgião do país. Debochado, bebedor e irascível, Klenski divide o tempo entre a família numerosa, as amantes e os doentes.
Perseguido pelo serviço secreto, o médico foge, mas é preso e enviado ao gulag, campo soviético de trabalhos forçados.
Acaba sendo libertado para tentar salvar um Stálin moribundo. O registro é trágico e circense ao mesmo tempo. Transtornados, os personagens gritam e se agitam o tempo todo, em uma cacofonia infernal.


Texto Anterior: Foco: Mostra expõe ilustrações de Angeli baseadas em filmes
Próximo Texto: Crítica/Documentário: "Rock Brasília" vai além das guitarras para contar a história
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.