São Paulo, quarta, 21 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cultura terceiriza busca de publicidade

da Reportagem Local

A TV Cultura pretende aumentar a quantidade de anúncios institucionais em sua grade de programação. A emissora terceirizou o serviço de captação de publicidade, contratando o birô de mídia Starsat/Connect, e quer, em 99, aumentar sua receita em R$ 10 milhões, advindos de propaganda.
Os anúncios serão, basicamente, de quatro tipos: eles terão formatos de 15 segundos, 30 segundos, 1 minuto e 2 minutos.
Segundo Marcos Amazonas, da Starsat/Connect, a emissora estará reservando seis minutos de "breaks" (intervalos) a cada hora de programação. Como comparação, as TVs abertas privadas têm 16 minutos de "breaks" por hora.
A iniciativa da emissora, que é gerida pela Fundação Padre Anchieta, tem a intenção de captar verba para investi-la na produção de programas.
"Não se presta serviço público sem verba pública, mas não isso não é possível apenas com esse tipo de verba", explica o presidente da Fundação e da Rádio e TV Cultura, Jorge da Cunha Lima.
Segundo o presidente, a venda de publicidade institucional não fere os estatutos que regem a emissora. A publicidade institucional pode ser definida como um tipo de anúncio que ressalta uma empresa sem "vender" os produtos que ela dispõe no mercado.
"Teremos uma política de aceitação de anúncios. Não serão aceitos, por exemplo, filmes institucionais sobre bebidas, cigarros e, enfim, tudo que possa afetar a qualidade de vida do telespectador", ressaltou Amazonas.
Os diretores da emissora não revelaram os custos para a inserção de anúncios em sua programação.
A direção da emissora também manifestou interesse em "abrir o leque de contribuições". O presidente Cunha Lima afirmou que buscará também doações de pessoas físicas que se interessem em doar dinheiro à rede.
As doações poderão ser deduzidas no Imposto de Renda, com base nas leis de incentivo culturais - Lei Rouanet e Lei do Audiovisual. O valor máximo dedutível corresponde a 8% do Imposto de Renda devido.
A emissora também pretende aumentar sua receita, associando-se a empresas na operacionalização de "serviços", segundo Cunha Lima. O programa "Castelo Rá-Tim-Bum", por exemplo, dará origem a um centro temático. O local e a data de inauguração não foram divulgados. "O projeto é para o ano que vem", disse Renato Bulcão, do departamento de marketing da Cultura. (RUI DANTAS)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.