São Paulo, quarta, 21 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leirner, Tunga e Caldas ganham Prêmio Johnnie Walker no Rio


CAMILA VIEGAS
enviada especial ao Rio

Os artistas plásticos Nelson Leirner, Tunga e Waltércio Caldas receberam ontem no Rio o Prêmio Johnnie Walker. São R$ 25 mil para o primeiro colocado (Leirner) e R$ 15 mil para os seguintes.
Os artistas premiados foram escolhidos a partir de uma lista divulgada pelo júri -formado pelos curadores dos Museus de Arte Moderna do Rio, Agnaldo Farias, e de São Paulo, Tadeu Chiarelli, e pelos críticos Sônia Salzstein, Paulo Sérgio Duarte e Alberto Tassinari.
Cada jurado indicou cinco artistas que mais contribuíram com as artes plásticas até chegar, por unanimidade, aos finalistas.
Em 12 de dezembro, será feita uma exposição com os trabalhos selecionados no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio.
"Quero produzir uma obra especial para este prêmio", diz Leirner.
O artista recusou o convite para participar da 24ª Bienal, em São Paulo, mas suas obras podem ser vistas na Casa das Rosas, no Museu de Arte Contemporânea, no MAM, no Itaú Cultural, no Masp e na galeria Brito Cimino.
Waltércio Caldas também vai realizar uma obra inédita para o prêmio. Além disso, prepara duas exposições para dezembro, em Nova York e Tampa (EUA), e incluirá o prêmio nesta produção.
Tunga não decidiu ainda qual será a obra que fará parte do acervo da empresa. "O prêmio se refere à atuação dos artistas durante os últimos anos, portanto será um trabalho daquele período, mas ainda não decidi qual", afirma.
Além do Brasil, essa premiação ocorre na Colômbia, no México, no Peru e no Chile. Em março de 99, haverá uma mostra na Colômbia com os trabalhos selecionados nos cinco países. Depois, as obras passarão a integrar o acervo da Johnnie Walker em Miami.
²


A jornalista Camila Viegas viajou ao Rio a convite da Johnnie Walker


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.