São Paulo, sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"A Duquesa"

Filme de época se esquiva da inquietação

DO CRÍTICO DA FOLHA

A primeira imagem de "A Duquesa", que mostra o detalhe de um vestido de outra época arrastando-se sobre um gramado, já nos entrega o que se deve esperar do longa: luxo, sofisticação e nenhuma gota de inquietação.
Com um elenco superestelar, liderado pela eternamente linda Keira Knightley, "A Duquesa" conta a história de uma dama da nobreza britânica no século 18, casada com um homem mais velho, rico e rude que só espera dela o papel de lhe gerar um varão. A chegada seguida de bebês meninas logo destrói o equilíbrio doméstico e reitera o lugar inferior ocupado pelas mulheres na ordem social de outros tempos. Marginalizada, a duquesa tem sua atenção deslocada para ideais alheios, proclamações de igualdade, liberdade e fraternidade que chegam ao condado de Devonshire vindos da América e da França.
Com certo esforço daria para enxergar na trajetória de Georgiana duplicidade com a figura de Lady Di, impedida de ser feliz enquanto o príncipe Charles saltitava com seus cavalos e com Camilla Parker Bowles.
Contudo, o jeitão de novela como a história é contada condena "A Duquesa" a um lugar no passado que não merece outra qualificação senão a de ultrapassado. (CSC)


A DUQUESA
Produção: Dinamarca/EUA/Inglaterra/Itália/França, 2008
Direção: Saul Dibb
Com: Keira Knightley, Ralph Fiennes
Onde: a partir de hoje no Reserva Cultural 3, Unibanco Arteplex 4 e circuito
Classificação: não indicado a menores de 12 anos
Avaliação: regular



Texto Anterior: Crítica/"Mil Anos de Orações" e "A Princesa do Nebraska": Wang discute globalização em longas de pouca personalidade
Próximo Texto: Crítica/"Scar 3D": Horror faria feio em festivais universitários
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.