São Paulo, sábado, 21 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tradução é do século 17

especial para a Folha

A Canongate publicou 12 livros tirados da "Bíblia" em outubro último, sendo seis do "Antigo Testamento" e seis do "Novo Testamento". No início de 99, serão publicados outros 12 cadernos.
Não há uma intenção imediata, porém, de lançar todos os 73 livros da "Bíblia" -46 do "Antigo Testamento" e 27 do "Novo".
A tradução escolhida pela editora escocesa, chamada "King James Version", foi feita entre 1603 e 1611, coincidindo com uma época de grande produção na literatura inglesa.
De acordo com Claire Paterson, da Canongate, essa edição foi o trabalho que mais influenciou a língua inglesa tal como é escrita e falada hoje.
"Foi uma tradução feita na época em que Shakespeare e sua linguagem era muito literária, do início do século 17", diz o editor Byng.
"O caráter poético dessa tradução foi uma das razões pela qual a escolhemos -é muito diferente das traduções modernas, que destroem muito do mistério e da música e da "Bíblia'", comenta.
(DB)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.