São Paulo, Terça-feira, 21 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

JAZZ
Músico era um precursor de Kenny G
Morre o saxofonista Grover Washington Jr.

da Reportagem Local


Morreu na última quinta-feira, aos 56, o precursor de todo e qualquer Kenny G. Grover Washington Jr. foi vítima de um ataque cardíaco enquanto gravava um musical para a rede de televisão CBS, em Nova York, em que promovia "Prime Cuts", seu 30º álbum solo.
Saxofonista que dominava os três formatos mais populares do instrumento, o tenor, o alto e o soprano, Washington Jr. pavimentou uma das maiores alterações nos rumos do jazz contemporâneo.
A história começou com um acidente. Era 1970 e o saxofonista Hank Crawford estava escalado como a grande atração de um álbum de soul da gravadora Motown. Crawford faltou às gravações, e o pouco conhecido Washington Jr. foi convidado para usar o microfone principal.
"Inner City Blues" chegou às lojas em 1971 e mostrou que a fusão do jazz com o soul e o rock, que gerou o gênero fusion, tinha condições de atingir marcas de centenas de milhares de discos vendidos.
Foi o começo de uma carreira solo que produziu cinco discos de ouro, um Grammy e "Winelight", trabalho de 1980 com o qual Washington Jr. abocanhou um LP de platina, calcado no hit "Just the Two of Us.
Washington Jr. escalou grandes cifras monetárias, sentiu o gosto de distribuir autógrafos nas ruas, mas também acumulou diversas pastas de recortes de críticas negativas ao seu trabalho. Mais do que receber ataques pela falta de habilidade com o saxofone, ele conviveu com comentários pouco favoráveis às suas opções estéticas, tachadas de comerciais.
O presidente Bill Clinton, saxofonista amador, lamentou em nota oficial a morte de Washington Jr., que tocara em sua festa de 50 anos, em 1996. (CASSIANO ELEK MACHADO)


Texto Anterior: Doença marca vida de cantor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.