São Paulo, sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Xuxa é rainha dos baixinhos só na ficção

Em novo filme, que estréia hoje, apresentadora ganha programa infantil; o da vida real ela perdeu na semana passada

Xuxa diz: "As pessoas sonham em começar a trabalhar com crianças e depois passar a adultos, mas eu não, queria ficar com o meu público"

Divulgação
Xuxa na cena em que estréia como apresentadora infantil


LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Na entrada dos jornalistas para a entrevista coletiva com Xuxa, sua assessora grita: "Perguntas só sobre o filme, tá?".
O desespero era evitar que a saia justa viesse à tona. Em "Xuxa em Sonho de Menina", que estréia hoje nos cinemas, a personagem da loira vira apresentadora infantil no final.
Na semana passada, poucos dias antes da exibição do filme à imprensa, a Globo anunciara o fim de seu programa diário para crianças. A baixa audiência levou a emissora à decisão de reformular a sua programação matinal para o próximo ano.
Na coletiva sobre o filme, como já é praxe, as perguntas devem ser encaminhadas por escrito, em um pedaço de papel distribuído pela assessoria, que obviamente seleciona quais serão respondidas por Xuxa.
Ao anunciar o início da entrevista, José Carlos Oliveira, da distribuidora Warner, ainda reforçou: "As perguntas devem ser a respeito do filme".
Mas Xuxa queria falar. Na primeira questão, sobre a "falta de investimento em filmes nacionais para crianças", já disparou seu recado à Globo: "Não é só no cinema. Na telinha também há pouco espaço para o público infantil. As pessoas sonham em começar a trabalhar com crianças, depois passar para adolescente e adultos. Não querem ficar sempre com o infantil, como a Disney, por exemplo. Eu queria muito ficar com o meu público, mas parece que não estão acostumados com isso. Ficam me perguntando quando vou trabalhar com adolescentes e adultos".
E Xuxa veio também com a sua versão para essa opção: "Um dos motivos é financeiro. Gasta-se muito com programas infantis e ganha-se pouco".
Em 2008, ela terá um programa "para a família" nas manhãs de sábado, e a gincana "Conexão Xuxa" aos domingos.
"O pedido da casa [Globo] foi que eu fizesse algo parecido com o "Show da Xuxa". Se eu conseguir chegar àquele público que assistia ao programa e que agora virou pai e mãe, ótimo. E há ainda os filhos deles."
Flávio de Souza ("Ilha Rá Tim Bum"), que trabalha com Xuxa desde 2003, será roteirista da nova atração. Ele também fez o roteiro de "Xuxa em Sonho de Menina", dirigido por Rudi Lagemann. A loira é Kika, garota do interior que sonha em ser atriz. No fim, vira apresentadora infantil e percebe que "sua missão é estar na TV e passar a sua mensagem às crianças". Apesar de Xuxa ter trocado a produtora Diler, sua antiga parceira, pela Conspiração ("2 Filhos de Francisco") com a intenção de não produzir mais filmes "pizza", o novo é uma de mussarela da padaria.


Texto Anterior: Autora faz análise das assinaturas
Próximo Texto: Música: Seu Jorge leva CD mais recente à TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.