São Paulo, segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lázaro Ramos comanda infantil onírico em homenagem à música

"Dó-Ré-Mi-Fábrica" conta história de menino que encontra guitarra mágica

CAIO BARRETTO BRISO
DA SUCURSAL DO RIO

"Dó-Ré-Mi-Fábrica", especial infantil estrelado por Lázaro Ramos, vai emocionar. Pelo menos se depender da prévia exibida à imprensa no Rio.
"Ficamos emocionados, porque é a história de um menino que acredita em um sonho, representado aqui pela música", diz o autor, Péricles Barros.
Ramos interpreta dois personagens cômicos -os irmãos Ludovico e Arquimedes-, mas é o menino que tem a presença mais marcante no especial. Maicom Coelho, 12, um "achado" de João Falcão, que assina a concepção musical de "Dó-Ré-Mi-Fábrica", veio de Rondônia para fazer o primeiro trabalho de sua vida.
Seu personagem, Tom, mal tem o que comer. Para ajudar a família, trabalha no lixão e é lá que vê cair do céu uma guitarra mágica de uma corda só.
O instrumento vai levar o pequeno Tom a muitas aventuras, até chegar à "Dó-Ré-Mi-Fábrica", onde os irmãos Arquimedes, o administrador-vilão, e Ludovico, o inventor genial de instrumentos musicais, não conseguem se entender para salvar a fábrica da falência.
O público talvez se lembre, durante o especial, da minissérie "Hoje É Dia de Maria". O diretor Luiz Fernando Carvalho já criara, há quatro anos, um mundo onírico no qual tudo era possível para a doce Maria.
O protagonista de "Dó-Ré-Mi-Fábrica" também é uma criança em busca de sonhos. Mas as comparações acabam aí.
O especial, que tem direção de Flávia Lacerda, é uma ode à música brasileira. Em uma cena, Tom viaja solitário no vagão de um trem de carga, tocando e cantando "O Trenzinho Caipira", de Heitor Villa-Lobos, com letra do poeta Ferreira Gullar.
"Também há influência pernambucana na trilha sonora que eu compus. Quisemos mostrar um pouco mais desse lindo Brasil", disse João Falcão.

DÓ-RÉ-MI-FÁBRICA


Quando: quarta, às 22h10, na Globo
Classificação: livre


Texto Anterior: Artes cênicas: Guga Stroeter lança romance de estreia
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.