São Paulo, sexta, 22 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ACONTECE EM SP
"Zoo Story" agrega mímica a Edward Albee

VALMIR SANTOS
especial para a Folha

Jerry, um sujeito que pouco se lixa para a sociedade, vai ao zoológico tentar estabelecer com os animais o contato que não consegue com as pessoas. Só que ali também dará com outro obstáculo: a grade das jaulas.
Entra em cena Peter, um típico cidadão classe média, cujo (des)encontro estimulará questionamentos, sobretudo sobre a incomunicabilidade nos tempos que correm.
É desse choque de personalidades distintas que se ergue "Zoo Story", a peça de Edward Albee, 70, que ganha nova montagem a partir de hoje no Teatro Pirandello.
O norte-americano Albee contava 32 anos, no final da década de 50, quando escreveu sua primeira peça. Curiosamente, o diretor de "Zoo Story", Luis Louis, 30, e os intérpretes Igor Kowalewski (Peter), 30, e Alberto Morgado (Jerry), 35, estão todos na casa dos 30. "Somos os filhos do Albee", brinca Kowalewski.
A expressão corporal está na base da formação do trio paulista, inclusive com cursos de mímica no exterior. Contudo, a valorização dos gestos e movimentos não desdenha da palavra. "O grande gol desta montagem é justamente preservar o texto primoroso e, ao mesmo tempo, investir na mímica moderna", acredita Louis.
"Saímos do plano naturalista para o psicológico", continua o diretor. No palco, um banco e um pano pintado ao fundo sugerem o ambiente da história que originalmente se passa no Central Park, em Nova York.
"Jerry é um cara que não se enquadra, é um outsider", define Morgado, referindo-se ao seu personagem. Partiu dele a idéia da montagem, na qual encabeça também a produção.
"Peter já é mais intelectual, casado, aparentemente normal", compara Kowalewski. A ambiguidade e o mistério em torno do passado e do presente são marcas registradas nos homens de Albee. Apesar da densidade, segundo Kowalewski, a peça não carrega no tom melancólico ou dramático. "É um encontro doloroso e engraçado, que revelará os seus porquês no final."
²

Peça: Zoo Story
De: Edward Albee
Diretor: Luis Louis
Com: Alberto Morgado e Igor Kowalewski
Quando: estréia hoje, 21h; sexta e sábado, 21h; domingo, 20h
Onde: Teatro Pirandello (r. Major Diogo, 578, Bela Vista, tel. 232-3393)
Quanto: R$ 15




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.