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TELEVISÃO
GNT, da operadora NET, promove palestras, filmes e espetáculos, dia 25, no parque Ibirapuera
Canal pago debate o Descobrimento
da Redação
O canal de TV por assinatura
GNT promove em 25 de março,
em pleno parque Ibirapuera, um
dia de atividades para comemorar os 500 anos do Descobrimento do Brasil.
Das 10h às 18h20, as pessoas que
visitarem a marquise do Museu
de Arte Moderna (MAM) podem
fazer pinturas, assistir a espetáculos, tirar fotos, assistir a filmes,
sempre com a preocupação de
mostrar a cara do povo brasileiro
(veja quadro ao lado).
Fundamental na discussão acadêmica que esquadrinha a miscigenação na sociedade que se formou no Brasil, a formação étnica
do povo está sendo colocada para
o próprio povo. "Uma atitude de
cidadania mesmo", como classifica Fernando Schiavo, gerente de
marketing do canal GNT.
Batizado de Movimento GNT, o
evento conta ainda com exposições no MAM, que estará aberto
para a visitação gratuita, e a pré-estréia de "Casa Grande & Senzala", documentário dirigido por
Nelson Pereira dos Santos sobre
Gilberto Freyre, realizado em comemoração aos cem anos de nascimento do historiador.
Além disso, Arnaldo Jabor, colunista da Folha, e a psicanalista
Maria Rita Kehl fazem palestras
sobre a diversidade étnica. Mas o
ponto alto do dia será mesmo o
debate, segundo Schiavo. Comandado pela jornalista Marília
Gabriela, Netinho, líder do grupo
de pagode Negritude Júnior, Mário Sérgio Cortella, professor da
PUC-SP, Marcos Terena, fundador do primeiro movimento indígena no país, e Roseli Fischmann, membro do júri internacional do prêmio Unesco, discutem o preconceito racial a partir
das 16h30.
E para o encerramento, a partir
das 17h30, o cantor maranhense
Zeca Baleiro se apresenta em um
palco montado no MAM. Seu
violão será acompanhado por
André Bedurê (baixo), Paulinho
Barizon (bateria), Beto Lefevre
(guitarra e violão) e Carlos Ranoya (teclado, acordeão e sampler).
No repertório, "Vô Imbolá",
"Piercing" e "Flor da Pele".
Durante todo o dia, o canal
GNT dará flashes ao vivo do
evento e transmitirá o debate ao
vivo para o Brasil e Portugal. No
ano passado, o debate foi a maior
audiência de um programa ao vivo do canal, lembra Schiavo.
Uma mostra de preocupação
com a utilidade pública será a instalação de um posto do Poupa-Tempo na marquise.
Depois dessa primeira edição
do Movimento GNT, com o tema
"A Cara do Povo Brasileiro", virão: "Mercado de Trabalho e Ensino Superior" (maio), "Arte e
Cultura" (julho), "Qualidade de
Vida nas Grandes Cidades" (setembro) e o "O Direito do Consumidor" (novembro).
(REA)
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