São Paulo, sexta-feira, 22 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

SBT, Record e Band atacam Globo e governo

Evelson de Freitas/Folha Imagem
BOLA
Supla (centro) participa do sorteio dos times do torneio "Rock Gol", que a MTV exibe em junho; o sorteio, em auditório decorado com camisas das equipes, também irá ao ar

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O estatuto da União Nacional de Emissoras e Redes de Televisão, entidade que congrega SBT, Record e Band e que será lançada oficialmente na próxima terça, traz um "ideário", uma carta de princípios com 15 artigos.
O documento defende a democracia, o respeito à Constituição e a denúncia de corruptos. Mas dedica alguns artigos para alfinetar a TV Globo e o governo federal.
Em um dos artigos, afirma que a presença do Estado nos meios de comunicação deve se restringir à função de regulador do espectro de frequências. É um recado ao estatal BNDES, que socorreu financeiramente a Globo Cabo.
O estatuto condena o monopólio e a propriedade cruzada de veículos de comunicação praticados pela Globo. Diz que "a leal concorrência é uma das garantias dos meios de comunicação diversificados e pluralistas".
O governo é alvo de artigo que defende o Congresso como única fonte de leis. É um protesto contra o que as TVs chamam de excesso de portarias e medidas provisórias que afetam o setor. Outro artigo "proclama" a independência dos concessionários de TV, ao repugnar a subserviência às autoridades. O documento, entretanto, não diz nada sobre código de ética e limites à baixaria na TV.
A União foi criada para defender os interesses das três redes, que acusam a Abert (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV) de só servir à Globo.

OUTRO CANAL

Flashback
Ney Gonçalves Dias pode ser o "novo velho" apresentador do "Cidade Alerta", da Record, no lugar de José Luiz Datena. Dias, que só aparece no SBT de madrugada, já foi apresentador do telejornal, que pode retomar ainda hoje. Sem Datena, o "Cidade Alerta" vem perdendo audiência. Anteontem, ganhou do SBT por apenas um ponto de diferença.

Província
Os donos do canal 40, de Santo André, contrataram o escritório de advocacia Pinheiro Neto. Vão tentar na Justiça anular a portaria do Ministério das Comunicações que revogou a outorga do canal à TV Diário do Grande ABC. O Grupo Estado, que planeja criar uma rede nacional em dois anos, está na disputa pelo canal.

Balança
O martelo ainda não foi batido pela cúpula da TV Globo, mas são poucas as chances de um segundo "Big Brother Brasil" ainda neste semestre. Já "Operação Triunfo", que reúne 12 candidatos a cantor solo e deverá se chamar "Operação Talento", pode estrear na segunda quinzena de abril.

Mala
Preta Gil esteve terça-feira no SBT. Foi acertar detalhes de sua possível entrada em "Casa dos Artistas 2", que já não está mais pagando aquele cachê de R$ 120 mil.

E-mail -
daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: José Simão: Efeito Sarney! Cigano Igor escreve "Marombados de Fogo"!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.