São Paulo, terça-feira, 22 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

João Miguel Jr./TV Globo
PERUA Arlete Salles, que participou de "América", grava "A Lua me Disse", próxima novela das 19h; ela será a engraçada Ademilde, dona do varejão Frango com Tudo Dentro, que vende de ave a carro

Para Globo, ‘big brother’ é personagem

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A Globo editou norma em que os participantes de "reality shows", como "Big Brother Brasil", passam a ser tratados como personagens, como se fossem heróis ou vilões de novelas. A regra contradiz o princípio do "reality show", que traz situações reais, com "atores" reais, mas é coerente com a edição de "novela" que a emissora dá ao programa.
A norma tem fins comerciais. Foi distribuída ao mercado publicitário na semana passada. Ao tratar os participantes de "reality shows" como personagens, a emissora quer "proteger a imagem" que ela mesmo cria deles.
Assim, dá aos competidores o mesmo tratamento dado aos atores, que não podem em anúncios interpretar os personagens que encarnam na ficção.
A norma dificulta aos "big brothers" (que recebem cachê de R$ 500 por semana que permanecem no programa) ganhar um dinheiro extra com publicidade.
Agora eles só poderão participar de campanhas 60 dias após o término do "reality show", "independentemente de terem alcançado maior ou menor notoriedade".
Mesmo assim, os "big brothers" têm de pedir autorização ao departamento comercial da Globo.
A regra dos 60 dias também vale para a concorrência. Ou seja, a Globo decretou que só aceitará um comercial estrelado por um participante de "Casa dos Artistas", por exemplo, dois meses após o final do programa do SBT.

OUTRO CANAL

Surpresa A Record fez ontem apresentação do elenco de "Essas Mulheres", sua próxima novela. A grande surpresa foi a presença de Leonardo Miggiorin, o Shao Lin de "Senhora do Destino". Será Pedrinho, irmão de Aurélia Camargo (Cristine Fernandes).

Moderninha 1 A Rede TV! está dando um show de tecnologia. Desde ontem, seus apresentadores estão usando um palm top fino, discretíssimo, pelo qual controlam o teleprompter (visor em que lêem textos), sabem quanto tempo falta para terminar uma reportagem e recebem a audiência em tempo real, minuto a minuto.

Moderninha 2 O palm, sem fios, foi desenvolvido pelo presidente da Rede TV!, Amilcare Dallevo Jr. "Nenhuma TV tem isso", diz.

Padrão 1 A versão de "Os Ricos Também Choram" que Doc Comparato escrevia para o SBT estava sofisticada demais para a emissora. A primeira fala seria "Bem-vindo à paulicéia desvairada".

Padrão 2 Na sexta, quando foi chamado ao departamento jurídico, Comparato esperava ouvir resposta de detentores dos direitos de Mário de Andrade sobre o uso da frase. Mas foi demitido.

Espelho A Record é tão obcecada pela Globo que vai lançar um telejornal, às 12h15, que será uma versão do "comunitário" "SP TV". Apresentado por Marcelo Rezende, terá o nome de "Balanço Geral".

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Me internem! Tô viciado em paredão!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.