São Paulo, quinta-feira, 22 de abril de 2004

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ARTES PLÁSTICAS/CRÍTICA

Tríptico atesta "conservadorismo" de Jan van Dornicke

FELIPE CHAIMOVICH
CRÍTICO DA FOLHA

Qual a importância da recente doação da pintura de Van Dornicke (aprox. 1470 - aprox. 1527) ao Masp? "Jan van Dornicke no Acervo do Masp" apresenta a nova peça recorrendo ao confronto com outros elementos da coleção do museu.
O tríptico "Cristo Carregando a Cruz, a Crucificação e o Sepultamento" é um óleo sobre tábua dos anos 1520. Feito em Antuérpia, provém de um dos primeiros centros de reformistas religiosos dos Países Baixos. A técnica utilizada testemunha a valorização da imagem ordenada e clara do mundo.
A tinta a óleo fora descoberta por Jan van Eyck (1385-1441), compatriota de Van Dornicke, apenas um século antes. Desde então, espalhara-se até Roma e Florença, fazendo da pintura luminosa uma glória da Holanda.
A pintura de Van Dornicke evidencia a minúcia detalhista na composição da cena. A secagem rápida da tinta permitia pinceladas fragmentárias, mas cuja união final era tão perfeita que apagava as evidências de trabalho manual.
A obra do Masp segue as convenções da época. O gestual é decoroso, e a indumentária, rica. A ação é ornada por figuras em poses variadas, superpostas na frente. No segundo plano das três tábuas articuladas, a cidade murada. O formato de tríptico ordena a narrativa sacra da esquerda para a direita: "Carregando a Cruz", "Crucificação" e "Sepultamento". O móvel podia permanecer aberto como um altar, ou fechar-se até cada Sexta-Feira da Paixão.
Embora representativa, a peça em destaque ganha maior interesse pelo confronto com as demais obras expostas. "As Tentações de Santo Antão" (aprox. 1500), de Bosch, opõe-se ao conservadorismo de Van Dornicke: enquanto a paisagem do tríptico é regradamente distribuída, o campo de Bosch é dividido entre a paz idílica e o incêndio dos vilarejos. Por outro lado, a expressão contida da violência no quadro de três faces contrasta com a hemorragia cortante da talha do "Cristo Crucificado" (Espanha, séc. 15): a chaga do flanco verte fluxo de pregos com cabeças vermelhas.
A celebração do novo dote do museu é justificada pela oportunidade de ampliar o acervo existente, mantendo sua qualidade. A curadoria é sintética, e as informações complementares, esclarecedoras.


Jan van Dornicke
   
Onde: Masp (av. Paulista, 1.578, SP, tel. 0/xx/11/251-5644)
Quando: de ter. a dom., das 11h às 18h; até 30/4
Quanto: R$ 10



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