São Paulo, terça-feira, 22 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

"Natal da Portela" foi injustiçado pelo mercado

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Algumas coisas não dá pra entender. Uma delas: por que "Natal da Portela" (Canal Brasil, 14h30) nunca nem foi exibido nos cinemas? Não se diga que é por falta de datas para filmes brasileiros: àquela época (anos 80) -como hoje- não faltavam datas para filmes meramente convencionais nos cinemas.
Exibidores alegam que filmes como "Natal da Portela" não são comerciais. E colocam no lugar um filme "comercial" que não vende nem cem entradas no fim de semana.
E "Natal" não é comercial por quê? Tem uma bela performance de ator, uma história apaixonante (envolvendo escola de samba, jogo de bicho etc.). Tem belas imagens também e nos fala de um tempo em que a substituição do Estado por contraventores era menos nociva do que hoje, mas, de certa maneira, já anunciava os problemas do presente.
Se tem tudo isso, por que o filme de Paulo César Saraceni não teve vez? Certas coisas é melhor não perguntar, quando o cinema é o brasileiro.


Texto Anterior: Humor: Pamela Anderson ri de si mesma no VH1
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.